SECRETÁRIA DE SAÚDE REJANE BORBA DESTACA NA CÂMARA OS AVANÇOS DE SUA GESTÃO

12 Abril 2019 09:49:09

Entre as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde de São João do Sul estão exames, cirurgias, vacinação, atendimento com médicos, fisioterapeutas, odontólogos e outros profissionais, além do transporte de pacientes à outras cidades.

A Câmara Municipal de Vereadores de São João do Sul recebeu na sessão de segunda-feira (08), a presença da secretária Municipal de Saúde Rejane Elíbio de Borba. Ela apresentou aos vereadores os resultados, avanços e desafios de uma das pastas mais importantes para o povo São-joão-sulense, a saúde. "Nós gostamos da transparência e, por isso, ficamos muito contentes em poder passar para os vereadores tudo que estamos realizando. Um encontro muito positivo com indagações sobre tudo que está ocorrendo dentro da Secretaria Municipal de Saúde", destacou a secretária.

Nas ações desenvolvidas em São João do Sul Rejane Borba lembrou das mamografias feitas, que estão zerando as filas com recursos próprios e uma parte pago pelo Estado, "tínhamos 100 na fila e hoje temos apenas 13; também estamos zerando a fila de ultrassons, tínhamos 300 na fila e atualmente são apenas 32", destacou a secretária, lembrando ainda dos ultrassons realizados no Sindicato dos Trabalhadores Rurais; dos pacientes de CA com 57 em tratamento e acompanhamento contra o câncer, 04 quimioterapia, 03 radio e 04 hemodiálise. Destacou também da fisioterapia domiciliar com duas fisioterapeutas; dois grupos de fisioterapia duas vezes por semana no Centro de Convivência da Terceira Idade - Projeto de Promoção e Prevenção a Saúde com 30 participantes; transporte de pacientes duas vezes ao dia para Criciúma. "Somos o único município que leva duas vezes por dia seus pacientes à Criciúma e também o único, a levar a Porto Alegre", lembrou Rejane, destacando o bom atendimento dos funcionários e do médico do ESF Central, Dr. Rodrigo e demais profissionais de saúde; das demandas em consultas de especialistas e exames. "Cresceu muito a demanda de exames, liberamos mais de 2 mil exames laboratoriais por mês; fizemos 62 cirurgias de catarata em 2018 e em março deste ano, mais 78", ressaltou Rejane lembrando ainda do atendimento clinico por ESF de 120 atendimentos por semana (em torno de 15 por período), Pediátrico: 25 por semana por ESF; atendimento psicológico e fisioterapeuta; vacinação da febre amarela, inclusive intensificando e vacinando de casa em casa e a vacinação contra a gripe ( H1N1) que está sendo realizado desde 10/04 em São João do Sul.

Os vereadores agradeceram a presença da secretária, elogiando o trabalho da Secretaria de Saúde e se colocando à disposição para colaborar.

Além dos vereadores Sergio Luiz dos Santos (presidente da câmara), Michelly Scheffer Machado Cardoso, Miguel da Silva Teixeira, Natanael Cândido Vieira (Tael), José Lucas Delfino (Jusa), Donizete Pereira Alexandre, Roni Marinho Farias, Cristiani Lima Scandolara e Wanderbilt Pereira Raupp (Vandi), participaram do encontro a gerente de saúde Elisângela Bianchini, técnica em enfermagem Joelma Souza, enfermeiro Ismael Oliveira e as agentes Comunitárias de Saúde.


Imagens



Rua Joaquim Pereira Maciel 256 , Centro
São João do Sul - SC - Brasil

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina