COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

TODOS

Todos os 55 deputados Estaduais do Rio Grande do Sul, disporão as eleições de outubro próximo. Cerca de 80% dos parlamentares disputam a reeleição, os demais tentarão outros cargos. 

AFORTUNADO

Antídio Lunelli (MDB), ex-prefeito de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, é até agora, o candidato mais rico registrado no sistema de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que divulga informações dos nomes que concorrerão no pleito deste ano. Lunelli, que disputará o cargo de deputado Estadual, afirmou ter R$ 390.033.568,89 em bens. Os candidatos devem ter a candidatura registrada, bem como os valores dos bens declarados até o dia 15 de agosto, segundo a Lei das Eleições do TSE.

PRORROGAÇÃO

A Executiva estadual do MDB aprovou a unificação dos mandatos dos diretórios municipais, prorrogando os mandatos para outubro de 2023 (para aqueles que venceriam neste ano), conforme Resolução 005, publicada na segunda-feira (08).

SEM REGRAS

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que não precisa da lei do teto de gastos para garantir a responsabilidade fiscal em um eventual novo governo, caso volte a ocupar a Presidência. Crítico à regra aprovada em 2016 que cria um limite para os gastos públicos por 20 anos, o ex-presidente afirmou por diversas vezes que pretende revogá-la se for eleito.

LULA PRECISARÁ QUEBRAR TENDÊNCIA DE RECUPERAÇÃO DE BOLSONARO

O ex-presidente Lula lidera todos os levantamentos eleitorais na disputa pelo Palácio do Planalto. Em outubro ele tentará chegar pela terceira vez ao cargo mais alto do país, o que se configurará na sua sexta disputa presidencial. Apesar da liderança nos levantamentos, Lula tem o tabu a ser quebrado de que todos os presidentes que tentaram a reeleição lograram êxito na sua empreitada.                                                        Fonte Edmar Lyra.

PLANO DE GOVERNO

O candidato à Presidência da República Ciro Gomes (PDT), em plano de governo registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirma que, se for eleito, pretende mudar a política de preços da Petrobras. Ele também defende a criação de um programa de renda mínima, que concentre os diversos. O documento tem 26 páginas e lista objetivos gerais que Ciro pretende alcançar caso seja eleito presidente, como: reduzir a pobreza e a desigualdade, combater a violência e diminuir os índices de desemprego e informalidade.

APOIO

O pré-candidato a deputado Estadual Tiago Zilli e, o pré-candidato a deputado Federal Luiz Fernando Vampiro, ambos do MDB, contarão com um forte apoio dos emedebistas do Vale do Mampituba. 








Imagens

Rua Joaquim Pereira Maciel 256 , Centro
São João do Sul - SC - Brasil

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina