logo RCN

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

COMANDO DO MDB CATARINENSE

O deputado Federal Celso Maldaner (MDB), não deseja mais presidir o partido. Está sendo estudada a possibilidade de renúncia da atual executiva com a nomeação de uma provisória. Neste caso, o escolhido para presidir poderá se tornar o comandante do partido, pois seria até mesmo dispensada a eleição prevista para o final do próximo ano. O deputado Federal, Carlos Chiodini é o mais cotado para assumir a presidência em Santa Catarina.

PRESIDÊNCIA DA ALESC

Os principais candidatos à presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, são: Mauro De Nadal (MDB) e Zé Milton Scheffer (Progressistas). Um acordo para Nadal assumir o primeiro ano e Zé Milton o segundo pode estar sendo viabilizado.

ORÇAMENTO SECRETO

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL), defendeu a manutenção das emendas de relator, conhecidas como orçamento secreto, durante um evento em São Paulo. De acordo com Lira, o mecanismo é amplo e democrático pois atende demandas de municípios que não tinham acesso com facilidade aos recursos federais.

POSSIBILIDADE I

Caso o MDB Catarinense passe a integrar o governo de Jorginho Mello (PL), o deputado Federal reeleito Carlos Chiodini (MDB), é cotado para assumir a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável.

POSSIBILIDADE II

O deputado Estadual reeleito Volnei Weber (MDB) é cotado para assumir a Secretaria de Infraestrutura no governo de Jorginho Mello (PL), Weber é um dos principais articuladores do partido para construir o apoio da bancada ao novo Governo do Estado.

POSSIBILIDADE III

Caso o MDB passe a fazer parte do governo de Jorginho Mello (PL), Luiz Fernando Vampiro e Emerson Stein, que são primeiros-suplentes de deputados Federal e Estadual, respectivamente, serão "puxados" para dentro das duas Casas de Lei.

ARTICULAÇÃO

RS - O governador reeleito Eduardo Leite (PSDB) está articulando a montagem de uma base de apoio confortável na Assembleia Legislativa para a gestão que começa em 2023. Menos de um mês depois da vitória no segundo turno, Leite e o vice-governador eleito Gabriel Souza (MDB) trabalham para atrair partidos que não integraram sua coligação. Progressistas e PDT estão próximos de um acerto.







COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP Anterior

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP Próximo

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

Deixe seu comentário