logo RCN

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

CÂMARA/SENADO

O Supremo Tribunal Federal (STF) vai analisar, a partir da sexta-feira, 04, em plenário virtual, a ação que questiona a possibilidade de reeleição dos presidentes e de outros cargos da Mesa Diretora da Câmara e do Senado. O julgamento irá impactar diretamente nas pretensões dos dois líderes das Casas, Rodrigo Maia (DEM) e Davi Alcolumbre (DEM). A Constituição veda expressamente esta possibilidade. "Cada uma das Casas reunir-se-á em sessões preparatórias, a partir de 1º de fevereiro, no primeiro ano da legislatura, para a posse de seus membros e eleição das respectivas Mesas, para mandato de dois anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente", diz o texto. A possibilidade de a Suprema Corte dar aval à reeleição de Maia e Alcolumbre causou repercussão imediata dentro do Congresso Nacional. Obs: A questão não é quem poderá se beneficiar da decisão, a questão é que autorizar a reeleição abrirá um precedente para reeleições eternas em todos os Poderes.

ELEITOR CONSCIENTE 

A extrema esquerda e extrema direita acabaram derrotadas. O eleitor mostrou nos últimos domingos 15 e 29 que não mais suporta radicalismos de direita (Bolsonaro e filho) e esquerda (Lula e companhia). Eleitor consciente quer a página da polarização virada, que os governantes governem e que corruptos sejam presos.

NOVO MAPA POLÍTICO EM SANTA CATARINA

O MDB de Dário Berger conquistou 96 municípios; seguido pelo Progressistas de Esperidião Amin com 52; depois tem PSD de Colombo e Júlio Garcia com 42; o PSDB de Salvaro e Geovania de Sá com 32 e o PL de Jorginho Mello com 27. Os 05 partidos dominam 85% das cidades catarinenses, é destes mesmos partidos que devem sair os principais nomes para 2022.

RESULTADO DO SEGUNDO TURNO NO RIO GRANDE DO SUL 

 - Jairo Jorge, do PSD, foi eleito prefeito de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, pelos próximos quatro anos. O candidato obteve 53,06% dos votos válidos.

- Adiló Didomenico (PSDB) foi eleito prefeito de Caxias do Sul no último domingo (29). No segundo turno, o tucano de 68 anos fez 59,57% do total. Com isso, venceu Pepe Vargas (PT), que fez 40,43% do número de votos.

- Sebastião Melo, do MDB, foi eleito prefeito de Porto Alegre e comandará a Capital gaúcha pelos próximos quatro anos. O candidato teve 54,63% dos votos válidos.

- O segundo turno da eleição, disputado no último domingo (29/11) em Pelotas - RS terminou com vitória de Paula Mascarenhas (PSDB). Ela obteve 68,7% dos votos válidos.

- Jorge Pozzobom, do PSDB, foi reeleito prefeito de Santa Maria, na Região Central do RS. Ele obteve 57,29% dos votos no segundo turno das eleições.

RESULTADO DO SEGUNDO TURNO EM SANTA CATARINA 

- Adriano Silva, estreante em eleições, recebeu (55,43%), superando o veterano Darci de Matos, que recebeu (44,57%) dos votos válidos. Ele agora vai comandar a maior cidade de Santa Catarina pelos próximos quatro anos. A vice de Adriano é Rejane Gambin, também do partido Novo.

- O Segundo turno da eleição, disputado no último domingo (29/11) em Blumenau - SC terminou com vitória de Mário Hildebrandt (PODEMOS). Ele obteve 72,1% dos votos válidos.

DEPUTADA GEOVANIA DE SÁ

Depois da madrugada de terror nas ruas de Criciúma na terça-feira (01), com reféns e ataque a bancos, a deputada federal Geovania de Sá (PSDB) passou pela Prefeitura da cidade. Ela acompanhou a coletiva de imprensa e se colocou à disposição para o que for necessário. "O que for possível fazermos para garantir uma maior segurança para o cidadão criciumense, para cada catarinense, com certeza, será feito", fortalece a deputada, que na foto está com o prefeito tucano de Criciúma, Clésio Salvaro, e com o governador do Estado, Carlos Moisés.

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP Anterior

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP Próximo

COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

Deixe seu comentário