logo RCN

1ª FESTA DO CARRO DE BOI DE SÃO JOÃO DO SUL RESGATA A CULTURA DA REGIÃO

Município viveu de 11 a 13 de julho, um fim de semana histórico com a 1ª Festa do Carro de Boi.

O Município de São João do Sul, oficialmente reconhecido como a Capital Catarinense do Carro de Boi, viveu um fim de semana histórico e de profundo resgate cultural. Nos dias 11, 12 e 13 de julho, a cidade foi palco da 1ª Festa do Carro de Boi, um evento que atraiu moradores e visitantes para celebrar uma das mais autênticas tradições da região.
Detentor do título de Capital Catarinense do Carro de Boi e do recorde brasileiro de maior desfile de carros de boi, com 318 veículos, o Município de São João do Sul reafirmou sua vocação e paixão por essa rica herança cultural. A festa não apenas homenageou o passado, mas também fortaleceu os laços com as raízes e a identidade local.
A programação foi cuidadosamente elaborada para envolver o público em todas as suas etapas. Na sexta-feira (11) aconteceu a chegada dos carreiros, que trouxeram seus carros de boi até o Parque Municipal, onde aconteceu o evento. A noite foi embalada por um animado show de viola, com canções tradicionais e regionais.
O sábado (12) foi repleto de atrações, com destaque para as provas que resgatam a cultura regional. Entre elas, a prova da baliza, em que os carreiros demonstraram habilidade ao manobrar seus carros sem tocar nas estacas. Houve ainda, brincadeiras típicas da infância, como a "funda", que divertiram crianças e adultos e a noite, ocorreu a Cerimônia Oficial de Abertura do evento.
Abertura Oficial
Com a presença de autoridades e o respeito ao homem do campo, a Administração Municipal de São João do Sul em nome do prefeito Alex Bianchin, do Grupo Amigos do Carro de Boi e da comissão organizadora promoveu na noite de sábado (12) no Parque Municipal de Eventos, a Cerimônia de Abertura Oficial da 1ª Festa do Carro de Boi de São João do Sul. O evento foi prestigiado por autoridades municipais, regionais e estaduais.
Entre os presentes, o prefeito Municipal Alex Bianchin, vice-prefeito Ismael Sant’Ana e secretários municipais, presidente da Câmara vereador Samuel Scheffer e demais vereadores, presidente da Comissão Organizadora da Festa, Maria de Fátima Espíndola dos Santos, autor da Lei Estadual deputado Tiago Zilli, deputados José Milton Scheffer e Rodrigo Minotto, gerente da Ceprag Renato Pereira (representando o presidente Patrique Alencar), presidente da Coopersulca Arlindo Manentti, presidente da Coopersertão Donizete Elibio, presidente da CDL Murilo Lopes, presidente da Cooperagrosul Agostinho Loi, presidente da Apae José Carlos Alexandre, gerente do Sicoob Valério Bauer, representante do CTG Porteira Catarinense Celso Ramos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Manoel Margenat, representante da Epagri Cliciana Bertoldi, prefeito de Mampituba Beto Roldão, vice-prefeito de Praia Grande Elizeu Colonão e representantes do Grupo Amigos do Carro de Boi.
“É uma honra fazer parte desta festa e do resgate da cultura de todos nós moradores de São João do Sul e da região. Muito obrigado a todos que participaram da organização desta festa e principalmente ao grupo Amigos do Carro de Boi”, agradeceu o prefeito Alex Bianchin, enaltecendo os funcionários e vereadores envolvidos na organização, as cooperativas parceiras, os expositores e todos que contribuíram com o sucesso do evento.
Desfile
O ponto alto do evento aconteceu no domingo (13), com o tradicional desfile de carros de boi pelas ruas do centro até o Parque de Eventos. O desfile com 297 participantes encantou o público, apresentando uma grande variedade de carros, cada um com suas particularidades e belezas, e bois de todas as pelagens, evidenciando a riqueza e a diversidade da cultura local. Um dos momentos também aguardado foi a prova do “carro cantador”, que premiou o carro de boi com rodas de madeira que produzisse o som mais característico e melodioso ao se movimentar.
Além das competições e do desfile, a 1ª Festa do Carro de Boi contou com praça de alimentação, exposição de artesanato local com peças únicas representativas da cultura regional e o imperdível Museu do Carro de Boi, onde neste espaço, os visitantes puderam fazer uma verdadeira viagem no tempo, explorando fotos antigas, ferramentas e artefatos históricos usados na agricultura familiar e no cotidiano do interior, proporcionando uma imersão profunda nas tradições de São João do Sul.
Outros atrativos também marcaram presença na festa, como passeios de carro de boi, espaço para apreciação de música e danças, stands de comércios do Município, acampamento dos carreiros, distribuição de brindes para os participantes e muito mais.
A 1ª Festa do Carro de Boi de São João do Sul não apenas celebrou a rica história da região, como também reforçou o compromisso da Administração Municipal em preservar e valorizar as raízes que fazem de São João do Sul um lugar único e valorizado. Com o sucesso desta primeira edição, a expectativa é de que o evento entre para o calendário oficial de festividades do Município, tornando-se uma celebração anual que atrairá cada vez mais visitantes para viver essa experiência autêntica e inesquecível. O evento com boa organização, respeito a cultura e ao homem do campo, contou com apoio do Grupo Amigos do Carro de Boi e da comunidade.

PREFEITURA DE MAMPITUBA REVITALIZA ESTRADA DO SILVEIRÃO COMO PARTE DO PLANO DE RECUPERAÇÃO VIÁRIA Anterior

PREFEITURA DE MAMPITUBA REVITALIZA ESTRADA DO SILVEIRÃO COMO PARTE DO PLANO DE RECUPERAÇÃO VIÁRIA

BINGO DA APAE DE SÃO JOÃO DO SUL É SUCESSO DE PÚBLICO Próximo

BINGO DA APAE DE SÃO JOÃO DO SUL É SUCESSO DE PÚBLICO

Deixe seu comentário