DIVINITÁ CROSS É ITEM FINANCIÁVEL PELO PLANO SAFRA 2025/2026 |
A Prefeitura de Passo de Torres, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, encerrou as atividades da Semana do Meio Ambiente com a realização da 1ª Remada Ecológica Mampituba. O evento, que reuniu mais de 20 participantes em caiaques e stand up paddles, percorreu cerca de 8 km entre a Marina Damasceno e o Clube de Golfe, no sábado (07).
Durante o trajeto, os remadores realizaram a coleta de resíduos sólidos encontrados às margens do rio. A ação também teve como objetivo chamar a atenção da comunidade para a necessidade urgente de reduzir o descarte irregular de lixo, preservar os ecossistemas locais e promover atitudes mais sustentáveis no dia a dia.
Além disso, como parte do compromisso com a recuperação ambiental, foram realizadas doações de mudas de árvores nativas aos participantes e à comunidade, incentivando o reflorestamento e a arborização urbana.
Parcerias e apoio
A logística do evento contou com o apoio do Dunas Marine Resort, que disponibilizou o catamarã Sea Duo para transporte da equipe de apoio, e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que garantiu a segurança dos participantes com o uso de uma moto aquática, operada pelos bombeiros Helinski e Couto.
A Casan também foi parceira da iniciativa, colaborando com o fornecimento de água potável e transporte por meio dos servidores Micon Dione Clarinda, Eduardo da Silva e Wellington Réus de Araújo.
O secretário de Meio Ambiente, Juliano Bugallo Borba, celebrou o sucesso da atividade, agradeceu o empenho de todos os apoiadores e destacou a relevância de ações como essa para despertar a consciência ecológica na população. Segundo ele, “a Remada Ecológica é um gesto simbólico, mas poderoso. Navegar pelo Mampituba recolhendo resíduos é uma forma de mostrar, na prática, o respeito que devemos ter pelos nossos rios. A preservação do meio ambiente começa com pequenas atitudes e com o envolvimento de todos.”
A ação contou ainda com o apoio do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba (MAMPI), da ONG Onda Verde (Preservando o Meio Ambiente) e da Marina Damasceno.




Deixe seu comentário