logo RCN
Secom/SC

ASSISTÊNCIA SOCIAL ORIENTA MUNICÍPIOS SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICA PARA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

  • Helena Marquardt/ Ascom SAS -

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS) realizou nesta segunda-feira, 30, uma orientação técnica on-line sobre a implementação de política para população em situação de rua e criação do comitê intersetorial. Participaram cerca de 100 gestores e profissionais que atuam nos equipamentos que trabalham com esse público nos municípios.

A orientação foi feita de forma online e era dividida em duas turmas: uma para municípios de grande e médio porte e outra para municípios de pequeno porte 1 e pequeno porte 2.

“O Estado está implementando a Política para a População em Situação de Rua e estruturando o seu Comitê Intersetorial e desenvolvendo ações juntos aos municípios para que eles também possam implementar as suas leis e comitês. Só com esse trabalho em conjunto poderemos aprimorar o atendimento e garantir que esse público tenha todos os seus direitos garantidos por meio de uma política pública efetiva e intersetorial”, explica a gerente de Proteção de Média Complexidade da SAS, Jucélia Schneider.

Para incentivar os municípios, a Secretaria também lançou a cartilha Além das Ruas que está disponível no sie da SAS. O material é direcionado aos municípios e traz informações e orientações para a promoção de ações coordenadas e intersetoriais, o que inclui uma minuta de lei para a criação da Política Municipal da População em Situação de Rua.

Participação da Pastoral do Povo da Rua

Além das técnicas da SAS a orientação contou com a participação da coordenadora nacional da Pastoral do Povo da Rua, Ivone Perassa. Na capacitação ela falou sobre o projeto Moradia Primeiro que auxilia dezenas de pessoas a superar a situação de rua e também auxiliou os municípios falando das etapas para a implementação dessa política.

“Essa é uma política que deve receber cada vez mais atenção, inclusive com recursos por parte do Governo Federal. Já há um movimento nacional muito forte nesse sentido, mas é preciso que a gente dê os passos iniciais com municípios e Estado fazendo a sua parte, criando os Ciamp, entre outras ações”, disse.

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR LANÇA CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO Anterior

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR LANÇA CURSO DE PRIMEIROS SOCORROS PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

IMA INICIA MONITORAMENTO SEMANAL DE BALNEABILIDADE E AMPLIA COLETA EM 82 PONTOS A PARTIR DE OUTUBRO Próximo

IMA INICIA MONITORAMENTO SEMANAL DE BALNEABILIDADE E AMPLIA COLETA EM 82 PONTOS A PARTIR DE OUTUBRO

Deixe seu comentário