CAPITAL DOS CANYONS SEDIOU A 7ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE GEOPARQUES
A conferência com a participação de especialistas internacionais realizada de 06 a 09 de novembro, contou com atividades focadas na geoconservação, educação, turismo e desenvolvimento sustentável.
Com a presença de prefeitos e representantes dos municípios que compõem o Geoparque Caminhos dos Cânyons do Sul, a cidade de Praia Grande sediou na noite de quarta-feira (06) a 7ª Conferência da Rede de Geoparques da América Latina e Caribe. O evento realizado de 06 a 09 de novembro, contou também com a participação de especialistas internacionais e atividades focadas na geoconservação, educação, turismo e desenvolvimento sustentável. Essa conferência foi uma oportunidade valiosa para conhecer a realidade da região e debater temas urgentes como turismo, sustentabilidade e inovação nos Geoparques, em especial em um cenário de mudanças climáticas. Os efeitos nocivos da ação humana já causam estragos pelo mundo: no Rio Grande do Sul, as enchentes devastaram comunidades, tirando centenas de vidas; na Espanha, a maior enchente do século deixou 217 mortos, enfim, são muitos estragos pelo mundo.
A Abertura Oficial da 7ª Conferência da Rede de Geoparques da América Latina e Caribe realizada na Rua Coberta da Praça São Sebastião, em Praia Grande reuniu autoridades internacionais, representantes de Geoparques e especialistas de diversos países comprometidos com o desenvolvimento do turismo sustentável e a preservação do patrimônio natural e cultural.
O presidente do Consórcio Caminhos dos Cânyons do Sul, o prefeito de Torres Carlos Souza, entusiasta do Geoparque e presidente do consórcio, recepcionou os convidados em especial o secretário de Turismo do RS, representando o governador Eduardo Leite, Ronaldo Santini. Ambos citaram em seus discursos a importância que a chancela da Unesco trás para a região e quanto que a população ganha com essa visibilidade.
O secretário de Turismo de Praia Grande, Henrique Maciel, destacou a importância do evento para o fortalecimento da cooperação internacional entre os países membros da rede de Geoparques. “Esse evento é um importante marco na história para a união de todos esses países dos territórios dos Geoparques em prol do desenvolvimento econômico através do turismo responsável e sustentável”, afirmou.
O prefeito em exercício de Praia Grande, Roque Speck, também celebrou o papel de destaque do Município. “Praia Grande está em evidência dentro do setor e o evento consagra o Município como referência internacional no turismo”, ressaltou.
Também estiveram presentes no encontro, a primeira-dama de Torres Susi Souza; secretário de Turismo do RS, Ronaldo Santini; deputada Federal, Reginete Bispo; Dr. Nicolas Zouros, presidente da Rede Global de Geoparques; Dr. Guy Martini, secretário Geral da Rede Global; Dr. Artur Sá, membro do Conselho Executivo da Rede Global; Dra. Emmaline Rosado, coordenadora da Rede GeoLAC; Dr. Sérgio Monforte da Unesco; Luciano Boico da Embratur; reitor da Ulbra, Adriano Chiarani; representando a Polícia Civil RS, delegada Sabrina Defente; presidente do Comtur de Torres, Patricia Candido; ainda esteve presente o prefeito de Mampituba, Pedro Juarez da Silva (Pedrão), deputado Estadual de SC, Tiago Zili; presidente do Cidirur e prefeito de Morrinhos do Sul, Marcos Venicios e demais autoridades, representantes e vereadores da região. Da Prefeitura de Torres, os secretários municipais Dérick Machado, do Turismo e Suzana Machado, da Saúde. também estiveram no encontro.
Além de Praia Grande, Torres recebeu a 7ª Conferência da Rede de Geoparques da Unesco da América Latina e Caribe (GeoLac), com organização do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul em parceria com RedGeoLac, Sebrae e Ulbra Torres e apoio da Secretaria de Turismo do RS e Embratur, a Expotur Geoinova. Um espaço aberto ao público de 06 a 09, na Ulbra Torres que contou com artesãos da região e exposições das escolas dos 07 municípios que fazem parte do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul Unesco formado por Cambará do Sul, Mampituba e Torres, no Rio Grande do Sul; Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande, em Santa Catarina. Também ouve visitas técnicas de estudos aos cânions dos municípios integrantes do geoparque.


Deixe seu comentário