logo RCN

CAPITAL DOS CANYONS SEDIOU A 7ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE GEOPARQUES

A conferência com a participação de especialistas internacionais realizada de 06 a 09 de novembro, contou com atividades focadas na geoconservação, educação, turismo e desenvolvimento sustentável.

Com a presença de prefeitos e representantes dos municípios que compõem o Geoparque Caminhos dos Cânyons do Sul, a cidade de Praia Grande sediou na noite de quarta-feira (06) a 7ª Conferência da Rede de Geoparques da América Latina e Caribe. O evento realizado de 06 a 09 de novembro, contou também com a participação de especialistas internacionais e atividades focadas na geoconservação, educação, turismo e desenvolvimento sustentável. Essa conferência foi uma oportunidade valiosa para conhecer a realidade da região e debater temas urgentes como turismo, sustentabilidade e inovação nos Geoparques, em especial em um cenário de mudanças climáticas. Os efeitos nocivos da ação humana já causam estragos pelo mundo: no Rio Grande do Sul, as enchentes devastaram comunidades, tirando centenas de vidas; na Espanha, a maior enchente do século deixou 217 mortos, enfim, são muitos estragos pelo mundo.
A Abertura Oficial da 7ª Conferência da Rede de Geoparques da América Latina e Caribe realizada na Rua Coberta da Praça São Sebastião, em Praia Grande reuniu autoridades internacionais, representantes de Geoparques e especialistas de diversos países comprometidos com o desenvolvimento do turismo sustentável e a preservação do patrimônio natural e cultural.
O presidente do Consórcio Caminhos dos Cânyons do Sul, o prefeito de Torres Carlos Souza, entusiasta do Geoparque e presidente do consórcio, recepcionou os convidados em especial o secretário de Turismo do RS, representando o governador Eduardo Leite, Ronaldo Santini. Ambos citaram em seus discursos a importância que a chancela da Unesco trás para a região e quanto que a população ganha com essa visibilidade.
O secretário de Turismo de Praia Grande, Henrique Maciel, destacou a importância do evento para o fortalecimento da cooperação internacional entre os países membros da rede de Geoparques. “Esse evento é um importante marco na história para a união de todos esses países dos territórios dos Geoparques em prol do desenvolvimento econômico através do turismo responsável e sustentável”, afirmou.
O prefeito em exercício de Praia Grande, Roque Speck, também celebrou o papel de destaque do Município. “Praia Grande está em evidência dentro do setor e o evento consagra o Município como referência internacional no turismo”, ressaltou.
Também estiveram presentes no encontro, a primeira-dama de Torres Susi Souza; secretário de Turismo do RS, Ronaldo Santini; deputada Federal, Reginete Bispo; Dr. Nicolas Zouros, presidente da Rede Global de Geoparques; Dr. Guy Martini, secretário Geral da Rede Global; Dr. Artur Sá, membro do Conselho Executivo da Rede Global; Dra. Emmaline Rosado, coordenadora da Rede GeoLAC; Dr. Sérgio Monforte da Unesco; Luciano Boico da Embratur; reitor da Ulbra, Adriano Chiarani; representando a Polícia Civil RS, delegada Sabrina Defente; presidente do Comtur de Torres, Patricia Candido; ainda esteve presente o prefeito de Mampituba, Pedro Juarez da Silva (Pedrão), deputado Estadual de SC, Tiago Zili; presidente do Cidirur e prefeito de Morrinhos do Sul, Marcos Venicios e demais autoridades, representantes e vereadores da região. Da Prefeitura de Torres, os secretários municipais Dérick Machado, do Turismo e Suzana Machado, da Saúde. também estiveram no encontro.
Além de Praia Grande, Torres recebeu a 7ª Conferência da Rede de Geoparques da Unesco da América Latina e Caribe (GeoLac), com organização do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul em parceria com RedGeoLac, Sebrae e Ulbra Torres e apoio da Secretaria de Turismo do RS e Embratur, a Expotur Geoinova. Um espaço aberto ao público de 06 a 09, na Ulbra Torres que contou com artesãos da região e exposições das escolas dos 07 municípios que fazem parte do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul Unesco formado por Cambará do Sul, Mampituba e Torres, no Rio Grande do Sul; Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande, em Santa Catarina. Também ouve visitas técnicas de estudos aos cânions dos municípios integrantes do geoparque.

CIDADE DE PRAIA GRANDE MARCA PRESENÇA COMO DESTINO TURÍSTICO  EM DESTAQUE NA FESTURIS 2024 EM GRAMADO Anterior

CIDADE DE PRAIA GRANDE MARCA PRESENÇA COMO DESTINO TURÍSTICO EM DESTAQUE NA FESTURIS 2024 EM GRAMADO

Juiz da 54ª Zona eleitoral marca  data da diplomação dos eleitos para  prefeito, vice e vereadores Próximo

Juiz da 54ª Zona eleitoral marca data da diplomação dos eleitos para prefeito, vice e vereadores

Deixe seu comentário