logo RCN
CCR VIACOSTEIRA

CCR VIACOSTEIRA: PROGRAMA CAMINHOS PARA A CIDADANIA LANÇA CURSO ON-LINE GRATUITO PARA PROFESSORES DO SUL CATARINENSE COM FOCO EM COMUNIDADES LEITORAS

Através da capacitação de professores do Ensino Fundamental I, programa visa incentivar hábitos de leitura.

Os professores desempenham papel fundamental na formação intelectual de milhares de estudantes no Brasil. Com o objetivo de torná-los multiplicadores de uma educação integral e inovadora, o Programa Caminhos para a Cidadania realizado pelo Instituto CCR, responsável pelo gerenciamento social do Grupo CCR, disponibiliza a partir do dia 26 de abril até 30 de setembro, um novo curso on-line gratuito com foco no Ensino Fundamental I com o objetivo de incentivar os hábitos de leitura desde a infância. Os materiais educativos estão disponíveis no site do programa para todos os professores interessados. No ano passado, mais de 3.900 professores se inscreveram na plataforma do programa e participaram do curso.

Orientado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o material didático incentiva o desenvolvimento socioemocional dos estudantes e integra os Objetivos

de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização Mundial das Nações Unidas (ONU). Com foco em professores das escolas públicas municipais em cidades lindeiras, a iniciativa também se estende a educadores que se interessem pelo tema em todo o Brasil.

“Estamos comprometidos em fortalecer a formação dos professores e garantir que eles se tornem verdadeiros agentes da transformação. Ao capacitá-los para promover uma educação integral, transversal e inovadora, nossos cursos se empenham para criar uma sociedade mais participativa através de hábitos cultivados desde a infância”, afirma Ariane Teles, analista de Responsabilidade Social do Instituto CCR.

Cenário da leitura no Brasil

De acordo com a pesquisa Retratos de Leitura no Brasil, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, Itaú Cultural e IBOPE Inteligência, com dados de 2019, o país tem uma média anual de 4,96 livros lidos por habitante. Desses, apenas 2,43 são lidos do começo ao fim. Em comparação aos países com os maiores índices de leitura – Finlândia (14 livros), Canadá (14 livros) e Coreia do Sul (10 livros) – o levantamento evidencia uma problemática sobre os hábitos dos brasileiros e o quanto a falta de interpretação de texto pode afetar diversos âmbitos sociais, interferindo no avanço das áreas culturais, econômicas e educacionais. 

Neste contexto, o Instituto CCR fortalece a comunidade escolar ao oferecer ferramentas para que os educadores fomentem a compreensão crítica de seus alunos em todos os campos do conhecimento. Além do material sobre comunidades leitoras, o programa abordará as temáticas de Cidades Sustentáveis e Cultura Digital.

Prêmio Caminhos para a Cidadania

Anualmente, o Instituto CCR promove o Prêmio Caminhos para a Cidadania com o propósito de identificar e valorizar experiências transformadoras na área educacional, em concordância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para participar, os interessados precisam enviar uma sugestão de projeto/ideia que gostariam de implementar em sua unidade escolar. As inscrições estão abertas de 16 de abril a 10 de julho e podem ser realizadas por meio do site:  www.caminhosparaacidadania.com.br.

A premiação reconhece inovações no trabalho de educadores do Ensino Fundamental I das redes públicas municipais de ensino. Em julho, após a análise de cada projeto apresentado, 10 escolas serão premiadas com o valor de R$ 30 mil.

Professora do sul catarinense tem projeto premiado no programa

No sul catarinense, o Programa Caminhos para a Cidadania capacitou 30 professores do Ensino Fundamental I do município de Paulo Lopes - SC. O curso on-line gratuito, alinhado à BNCC e aos ODSs da ONU, capacita professores para promover hábitos de leitura desde a infância e desenvolve habilidades críticas nos alunos, abordando também temas como Cidades Sustentáveis e Cultura Digital para preparar educadores para os desafios contemporâneos da educação. A iniciativa é realizada pelo Instituto CCR, na área de atuação da CCR ViaCosteira.

Destacou-se o projeto "Reciclar, plantar, criar e aprender é uma Boa'ventura" da Escola Profª Targina Boaventura Da Costa, liderado pela professora Giseli Noemia Marcos, premiado por sua inovação e impacto positivo na comunidade escolar. Em suas palavras, a professora Giseli Noemia Marcos, líder do projeto vencedor, afirma: "Estamos emocionados e gratos por receber este reconhecimento. Nosso projeto visa não apenas ensinar, mas também inspirar uma nova geração de cidadãos conscientes e engajados com o meio ambiente."

Beneficiando 4 escolas em 2023, o programa Caminhos para Cidadania vai além, promovendo uma educação integral e sustentável nas comunidades lindeiras.

Serviços

Caminhos Para a Cidadania

Novidade: novo curso disponível e Prêmio Caminhos para a Cidadania

Público-alvo: Professores do Ensino Fundamental I

Disponibilidade: Recursos educacionais para os professores interessados em: www.caminhosparaacidadania.com.br

Sobre o Instituto CCR | Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente, e o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs. Seu foco são iniciativas nas frentes de Mobilidade e Cidades Sustentáveis, Cultura e Educação, Saúde e Segurança. Desde 2014, as ações do Instituto já beneficiaram mais de 18 milhões de pessoas. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.

COLETA EXTERNA DO HEMOSC  EM MELEIRO REÚNE MAIS DE 80 DOADORES DE SANGUE Anterior

COLETA EXTERNA DO HEMOSC EM MELEIRO REÚNE MAIS DE 80 DOADORES DE SANGUE

JORGINHO MELLO APRESENTA SANTA CATARINA A INVESTIDORES E EMPRESÁRIOS NO MAIOR CENTRO ECONÔMICO DO BRASIL Próximo

JORGINHO MELLO APRESENTA SANTA CATARINA A INVESTIDORES E EMPRESÁRIOS NO MAIOR CENTRO ECONÔMICO DO BRASIL

Deixe seu comentário