FINAL DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE PASSO DE TORRES ACONTECE NESTE DOMINGO (27) |
ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2024

Prazos de registros de estatutos e filiações partidárias, alistamento eleitoral, datas das convenções e uma prévia da política regional estão sendo abordados.
Faltam menos de oito meses para que 152 milhões de eleitores brasileiros compareçam às urnas para eleger candidatas e candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito, bem como vereadoras e vereadores, que atuarão nas Casas Legislativas dos municípios brasileiros de 2025 a 2028.
As Eleições Municipais de 2024 serão realizadas no dia 06 de outubro. Eventual segundo turno deve ocorrer no último domingo do mês (27), nas cidades com mais de 200 mil eleitores em que a candidata ou candidato mais votado à Prefeitura não tenha atingido a maioria absoluta.
Prazos
Entre 07 de março e 05 de abril, acontece a janela partidária, período em que vereadoras e vereadores poderão trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato.
Registro de estatutos e filiação partidária
Dia 06 de abril, seis meses antes do pleito, é a data-limite para que todas as legendas e federações partidárias obtenham o registro dos estatutos no TSE. Esse também é o prazo final para que as candidatas e todos os candidatos tenham domicílio eleitoral na circunscrição em que desejam disputar as eleições e estarem com a filiação deferida pela agremiação pela qual pretendem concorrer.
Convenções
partidárias e registros de candidatura
Entre 20 de julho e 05 de agosto é permitida a realização de convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos às Prefeituras, bem como aos cargos de vereador. Definidas as candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral.
Alistamento eleitoral
Jovens que precisam tirar o título ou eleitoras e eleitores que desejam fazer a transferência de domicílio eleitoral ou alterar o local de votação têm até 08 de maio de 2024, 151 dias antes do pleito, para solicitar os serviços da Justiça Eleitoral.
Política de São João do Sul
Alex Bianchin x Marcio Grei Magnus
Faltando menos de 03 meses para a abertura da janela partidária que permitirá a troca de partido por parte dos vereadores e 05 meses para as convenções partidárias, os bastidores da política do município de São João do Sul estão movimentados. Após boatos do rompimento da aliança que resultou no governo compartilhado dos partidos nos últimos 02 mandatos no Município, duas chapas fortes estão sendo alinhadas. De um lado, a candidatura do vereador Marcio Grei Magnus e do outro, a do ex-prefeito Alex Bianchin.
Ismael Sant'Ana pede afastamento da presidência do MDB
Alegando descontentamento com a falta de coesão do partido, durante esta semana o presidente do diretório Municipal do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de São João do Sul pediu exoneração do cargo. Ele foi o vereador mais bem votado nas eleições de 2020, com 766 votos e havia sido eleito presidente do MDB Municipal no dia 14 de abril de 2023.

Deixe seu comentário