logo RCN
Assessoria de Comunicação

AGRICULTORES GAÚCHOS PODEM CADASTRAR PROPRIEDADES NO TURISMO RURAL

Segundo a ATL Norte, iniciativa vai impulsionar o turismo rural no Litoral Norte Gaúcho.

O governador Eduardo Leite, o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, participaram na tarde desta quarta-feira (03), na 48ª Expointer, em Esteio, do ato que oficializou a inclusão de agricultores familiares e produtores rurais no Cadastur, sistema nacional de prestadores de serviços turísticos do Ministério do Turismo.

A portaria, baseada na Lei Geral do Turismo (14.978/2024), garante que agricultores possam ampliar a renda ao oferecer atividades turísticas em suas propriedades, sem perder os direitos já assegurados na atividade agrícola. O Rio Grande do Sul foi definido como Estado-piloto para implantação da iniciativa.

A Associação de Turismo Litoral Norte (ATL Norte) acompanhou a assinatura e comemorou a medida. “O turismo rural é um caminho para fortalecer nossa economia e valorizar os agricultores. A assinatura desta portaria abre novas oportunidades de renda para as famílias do campo”, destacou a presidente da entidade, Jucelaine de Medeiros, também secretária de Turismo de Morrinhos do Sul.

Segundo Jucelaine, muitos agricultores deixam de se cadastrar no Cadastur por receio de perder direitos. “Agora, com a regulamentação, será possível unir a atividade agrícola à turística, garantindo segurança jurídica, valorização e mais renda para quem vive no campo”.

ENCONTRO NATUREZA DE BRINCAR RESGATA A NOSTALGIA DAS INFÂNCIAS EM QUINTAIS NO DIA 14 DE SETEMBRO Anterior

ENCONTRO NATUREZA DE BRINCAR RESGATA A NOSTALGIA DAS INFÂNCIAS EM QUINTAIS NO DIA 14 DE SETEMBRO

CEPRAG LANÇA PROJETO PSICOSSOCIAL PARA APOIO E ACOLHIMENTO DE COLABORADORES E FAMILIARES Próximo

CEPRAG LANÇA PROJETO PSICOSSOCIAL PARA APOIO E ACOLHIMENTO DE COLABORADORES E FAMILIARES

Deixe seu comentário