logo RCN
SANTA CATARINA

ALESC APROVA PRIORIDADE DA VACINA PARA LACTANTES

  • Agência Brasil -

O plenário da Assembleia Legislativa de SC (Alesc) aprovou na tarde desta quarta-feira (16) um Projeto de Lei (PL) que coloca as lactantes como grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina. O texto foi aprovado por unanimidade e seguirá para sanção, ou veto, do governador do Estado.

Na justificativa, o autor, deputado João Amin (Progressistas), argumentou que a medida poderia levar anticorpos para as crianças, e que elas são grupo vulnerável já que não estão no mapa da vacinação, nem usam máscaras.

As lactantes não são um grupo prioritário segundo o Plano Estadual de Vacinação. A imunização havia iniciado apenas para gestantes e puérperas (que são as lactantes até 45 dias após o parto), mas foi suspensa pelo Ministério da Saúde após o óbito de uma grávida no Rio de Janeiro. O caso está sob investigação.

Em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) ainda estuda o reinício da imunização de grávidas e puérperas sem comorbidades. As que têm comorbidades estão sendo vacinadas com os imunizantes da Coronavac e Pfizer (a grávida que faleceu havia recebido dose da AstraZeneca).

A medida é vista de maneira negativa por gestores da saúde. A preferência dos secretários municipais é seguir a vacinação por faixa etária já que facilita a conferência de documentos e acelera o processo de imunização. Inclusive, os gestores discutem um documento a fim de pedir ao Ministério da Saúde para que não elenque novos grupos prioritários.


MOISÉS SANCIONA PRIORIDADE DA VACINAÇÃO PARA LACTANTES Anterior

MOISÉS SANCIONA PRIORIDADE DA VACINAÇÃO PARA LACTANTES

SÃO JOÃO DO SUL: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VACINA NESTA QUINTA-FEIRA (17) AS PESSOAS COM 56 E 57 ANOS DE IDADE Próximo

SÃO JOÃO DO SUL: SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE VACINA NESTA QUINTA-FEIRA (17) AS PESSOAS COM 56 E 57 ANOS DE IDADE

Deixe seu comentário