COMUNIDADE DE FORQUILHINHA PROMOVE GRANDE FESTA EM HONRA A SANTA TEREZINHA E SÃO JOSÉ |
ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE PASSO DE TORRES SEGUEM COM AULAS REMOTAS

Devido a pandemia do Covid-19, diretores, professores e alunos seguem com atividades on-line.
A Rede Municipal de Ensino de Passo de Torres deu início ao ano letivo no dia 10 de fevereiro, para mais de 1800 alunos, do ensino fundamental e infantil. No entanto, devido a pandemia do novo Coronavírus, após pouco mais de um mês de aulas, no dia 18 de março, as mesmas tiveram de ser suspensas.
Com a parada nas atividades, houve antecipação de recesso escolar de duas semanas, seguido de férias até o dia 30 de abril. De 04 a 08 de maio foi realizada formação continuada com os professores, para capacitação no uso da plataforma Mazk, uma plataforma desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A capacitação, plataforma e suporte foram disponibilizados ao município de forma gratuita.
A plataforma é uma espécie de tutor inteligente para ensino e aprendizagem de diversos temas. Neste aplicativo os professores podem incluir os materiais e os estudantes poderão aprender sobre um determinado conteúdo com quiz (perguntas e respostas), explanações, exemplos e exercícios.
Neste aplicativo a identificação dos níveis de conhecimento do usuário, assim como o de dificuldades dos exercícios, são ajustados automaticamente conforme a interação do aluno com o tutor. Além da plataforma, os alunos têm contato com os professores para sanar suas dúvidas através do WhatsApp.
No dia 11 de maio, tiveram início as aulas remotas, com duas horas diárias de atividade. Assim, os alunos têm as suas atividades e conteúdos disponibilizados on-line, e para os alunos que não possuem acesso à internet, é disponibilizado semanalmente na escola em que está matriculado, o conteúdo impresso das atividades remotas. Com isso, tanto os alunos que acompanham as aulas on-line quanto os alunos que fazem as atividades através de material impresso, trabalham o mesmo conteúdo.
Ainda conforme dados da Secretaria Municipal de Educação, 50% dos alunos utilizam a plataforma virtual, 25% estão fazendo as atividades impressas e ainda, há 25% dos alunos em busca ativa, que seriam alunos que estão no cadastro, porém não se foi possível localizá-los, nem via telefone e nem no endereço que estava cadastrado na Secretaria de Educação. Lembrando que as atividades para a educação infantil, apenas como forma de reatar e manter o vínculo da criança com o professor iniciaram em julho.
Há de se destacar que Passo de Torres possui duas escolas de ensino fundamental e duas escolas de ensino infantil, sendo uma de pré-escolar e outra creche (0 a 3 anos). No total, são mais de 1800 alunos cadastrados, sendo que o município é o terceiro da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) com o maior número de alunos cadastrados na rede municipal, ficando atrás apenas de Araranguá e Sombrio. O quadro de funcionários da rede municipal de educação é de 199 profissionais, sendo 108 professores e 91 funcionários, contando auxiliares, serventes e agentes administrativos.
Cerca de 60% dos alunos da Rede Municipal de Ensino vem recebendo os kits alimentícios, que são elaborados por uma nutricionista e distribuídos conforme prévio cadastro junto as escolas.

Deixe seu comentário