ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DO SUL APRESENTA PLANO PLURIANUAL À COMUNIDADE |
APAE COMEMORA 25 ANOS DE FUNDAÇÃO

Durante este período, muitas conquistas foram realizadas, que atualmente garantem à instituição de São João do Sul, um dos ambientes mais completos da região.
A APAE de São João do Sul, que estará completando 25 anos de fundação no dia 11 de agosto, conta com diversos serviços ofertados aos alunos. Para comemorar a data, no sábado, 11 de agosto, será realizado na cidade o "Dia D", Dia de Prevenção das Deficiências com panfletagem no Centro da cidade.
Atendendo 69 alunos, com idades de 01 a 65 anos, a entidade conta atualmente com uma grande variedade de serviços, e agora, além dos atendimentos tradicionais, também conta com 04 atendimentos especiais.
PediaSuit
Instalado na APAE desde 01 de agosto, o equipamento ficará na entidade até outubro, pois é um equipamento itinerante. Ele auxilia com uma abordagem holística para tratamento de indivíduos com distúrbios neurológicos, como paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento, lesões traumáticas cerebrais, autismo e outras condições que afetam as funções motoras e funções cognitivas de uma criança.
Uma roupa criada nos anos 70 por cientistas russos para uso dos astronautas inspirou o método, pois os mesmos, chegavam do espaço com dificuldades motoras, perda de movimentos, massa muscular e estrutura óssea debilitada. O Suit consiste em colete, touca, shorts, joelheiras, calçados e um sistema de elásticos ajustáveis, posicionados para reproduzir a musculatura, funcionando como uma estrutura elástica externa, promovendo uma melhora da postura e consequentemente melhora dos movimentos, alinhando o corpo o mais próximo do normal, desempenhando um papel crucial na normalização do tônus muscular, do sistema vestibular e de funções sensoriais. Já o Spider (gaiola) é usado para treinar a criança, aumentando a capacidade de isolar os movimentos desejados e fortalecer os grupos musculares responsáveis por esse movimento. A gaiola permite ganho de amplitude de movimento, ganho de força muscular e flexibilidade das articulações, bem como melhora das competências funcionais.
Equoterapia
Um cavalo foi adquirido através de doação, para que seja realizada a equoterapia, método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais. As aulas iniciam em setembro.
Hidroginástica
Em parceria com a Assistência Social e a Secretaria de Educação, durante 03 meses às crianças de até 06 anos de idade, juntamente com suas mães, receberão uma vez por semana, aulas de hidroginástica, que serão realizadas em Praia Grande. A terapia aquática melhora os níveis de força e desenvolvimento dos principais grupos musculares, aumento da circulação sanguínea e resistência cardiorrespiratória, além de diversos outros benefícios.
Sala de Integração Sensorial
A sala dispõe em um único ambiente uma variedade de equipamentos para auxiliar crianças que apresentam alterações no processamento de informações do sistema sensorial (visão, audição, paladar, olfato, equilíbrio e movimento corporal), os equipamentos estimulam áreas do cérebro responsáveis pela cognição, favorecendo o desenvolvimento da aprendizagem no ambiente escolar. Trata-se de um processo neurológico que tem como função organizar todos os sistemas para uso em conjunto de forma eficaz.
21ª Olimpíadas das Apaes de SC
Os alunos Maicon e Juliano, juntamente com a diretora Luciana Laguna, estão em Gaspar, no oeste catarinense, para a disputa da olímpiada estadual, sendo que Maicon participa nas competições de arremesso de dardo, futsal e atletismo, e Juliano participa nas provas de atletismo.


Deixe seu comentário