APAE DE PRAIA GRANDE EXEMPLO DE DEDICAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL

São 33 anos de assistência social, saúde e educação, respeito e melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência.
A APAE de Praia Grande que completa este ano 33 anos de existência, tem como principal objetivo prestar serviços nas áreas de assistência social, saúde e educação no que se diz respeito a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência, conscientizando cada vez mais a sociedade para promover e articular ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e representar o movimento apaeano perante os órgãos federais, estaduais e municipais, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados na perspectiva da inclusão social de seus usuários. A entidade atende atualmente 61 alunos dos municípios de Praia Grande e Mampituba, e conta com equipe pedagógica composta por 10 professores e a equipe técnica, composta pela fonoaudióloga, fisioterapeuta e psicóloga. Também conta com merendeira, 02 auxiliares de serviços gerais, contador, motorista, diretora, auxiliar administrativo e a diretoria.
A diretoria da APAE é composta pela Diretoria Executiva: presidente: Lúcia Preto Pereira Destro, vice-presidente: Lucimar Maciel da Silva, 1ª diretora secretária: Maria Schirley Rodrigues, 2ª diretora secretária: Esther da Silva Lima, 1º diretor financeiro: José Luiz Silveira da Silva, 2ª diretora financeiro: Delma Maria Lima da Silva, diretor de patrimônio: Dirceu Ribeiro Lummertz e diretor social: Everton Eugênio da Rocha. Pelo Conselho Fiscal: Ana Dilce Alves, Agenor Joaquim de Oliveira, Cristiani Alves Lumertz, Divo Lima Réus, Flávia Leffa Roldão, e Delmar da Silva Lima e pelo Conselho de Administração - Delfina Goularte Roque, Nasarete Estevam Maciel, Diony da Silva Monteiro, Infância Benedet Oliveira, Paulo Francisco Pioner Carvalho, Adir de Aguiar Roldão e Eri de Oliveira Cardoso. Casal de Autodefensores efetivo - Ronaldo Martins Schardosim e Carina Costa Pereira. Suplentes - Luciano Apolinário e Angela Maria dos Santos. Também administram a entidade a diretora da Escola Especial Eliana da Silva Boeira e a auxiliar administrativa da Associação, Juliana Ross Raupp.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais mantêm convênio com o Governo do Estado de Santa Catarina, prefeituras municipais de Praia Grande e Mampituba e parcerias com a CEPRAG e COOPERJA. Recebe também doação dos sócios da CEPRAG, por meio da conta de energia, além disso, conta com sócios contribuintes e o auxílio da comunidade. "As dificuldades são imensas, mas com a colaboração dos nossos parceiros podemos superar todas elas", relatou a presidente da APAE Lúcia Preto.
A diretora da APAE Eliana da Silva Boeira também relatou a parceria em rede com as secretarias de saúde, educação e assistência social dos municípios de Praia Grande e Mampituba que está ocorrendo a cada ano com maior êxito. "Importante lembrar que a APAE tem feito encontros de orientações com os agentes comunitários de saúde, sendo que são estes os profissionais que tem contato direto com as famílias nos municípios e nos ajudam a fazer o levantamento de crianças com atraso neuropsicomotor no qual são encaminhadas para avaliação com a equipe técnica da APAE e se houver necessidade serão matriculados em turmas de estimulação precoce, o que possibilitará o desenvolvimento destas crianças e a inclusão dos mesmos na rede de ensino". Diz a diretora.

Deixe seu comentário