APAE DE SÃO JOÃO DO SUL CELEBRA A SEMANA DA AUTODEFENSORIA

Ação tem como objetivo valorizar e promover os autodefensores da APAE de São João do Sul.
De 12 a 16 de julho foi realizada a Semana da Autodefensoria, uma ação que tem como objetivo promover e valorizar o movimento em todas as APAE's de Santa Catarina. A lei 0471.6/2013, que institui a semana Estadual de Valorização e Promoção dos Autodefensores das APAEs, no Estado de Santa Catarina, a ser comemorada anualmente na segunda semana do mês de julho, tem o objetivo de valorizar o movimento e mobilizar a rede APAE, como também demonstrar de forma concreta o respeito às opiniões das pessoas com deficiência.
A autodefensoria é um movimento desenvolvido pelas APAEs, onde os alunos têm espaço para sugestões e ideias visando seus direitos. O Autodefensor tem a função de defender os interesses dos demais colegas da APAE em que está inserido, sugerindo ações de aperfeiçoamento. Ele é o porta voz de seus companheiros diante à diretoria da instituição e à sociedade.
Esta é mais uma conquista para as pessoas com deficiência, na busca do crescimento e da autonomia.
Histórico
Em 1973, em países desenvolvidos surgiu um movimento chamado "a nova voz", no qual as próprias pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla passaram a se organizar, estabelecer critérios de liderança para que elas se fizessem ouvir e tivessem suas reivindicações levadas em consideração.
No Brasil, o primeiro fórum de autodefensores foi realizado em Fortaleza, Ceará, em julho de 2001.
Na APAE de São João do Sul, o casal autodefensor Daniela Possamai da Rosa e Luiz Alberto Maurício da Silva, foram eleitos em voto na urna, para defender os direitos de seus colegas, durante 03 anos.

Deixe seu comentário