PRAIA GRANDE CONQUISTA NOVA PATROLA PARA RECUPERAÇÃO DAS ESTRADAS |
APAE REALIZA ATIVIDADES DO AGOSTO LARANJA

Mês é voltado à prevenção de deficiências.
Agosto Laranja é o mês voltado à prevenção de deficiências e, com isso, uma série de atividades vêm sendo realizadas nas escolas, APAEs, entidades e unidades de saúde de São João do Sul.
Em muitas escolas e centros de educação infantil as equipes estão vestindo a camisa laranja e têm realizado ações diferenciadas, inclusive, abordando um dos temas da campanha deste ano: "Pessoa com deficiência: protagonistas na implementação das políticas públicas. Além das unidades de saúde, profissionais da APAE vem realizando palestras e distribuindo panfletos nas unidades escolares e no comércio local, alertando sobre a necessidade da prevenção das deficiências.
Na oportunidade, muitos dados importantes estão em pauta, entre eles, informando que só em São João do Sul cerca de 2% da população nasce com algum tipo de deficiência e que muitas dessas deficiências poderiam ser evitadas.
Entre alguns cuidados para os futuros papais e mamães, estão os cuidados antes de engravidar, durante a gravidez, no momento do parto, depois do nascimento e no desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida e algumas observações, como: bebê muito molinho ou duro, com movimento muito rápido e sem parar, muito quieto, sem controle da cabeça após 3 meses de vida, não fixar os olhos nem acompanhar objetos e pessoas em movimento, crianças que não brincam, nem pegam os brinquedos, com sono perturbado, que não emitem sons e não falam, com dificuldade para mastigar ou engolir, com a cabeça muito grande ou pequena demais, hiperativos ou que não escutam ruídos, entre outros sinais que precisam ser observados pelos adultos.
Na próxima segunda-feira, 19 de agosto, às 14:00h será lançada em São João do Sul a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla com a Caminhada Laranja, saindo de frente a APAE reunindo alunos, professores e a comunidade.
O objetivo da Semana Nacional também é abrir debates e colocar a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.

Deixe seu comentário