logo RCN

ARTESANATO DE PASSO DE TORRES GANHA DESTAQUE ESTADUAL

Artesãs Ieda e Lilian Zeferino representaram o município na capital catarinense.

No dia 20 de abril, as artesãs Ieda Zeferino e Lilian Zeferino, da Passo de Fibra, de Passo de Torres, foram contempladas com um espaço para expor 20 peças de artesanato de fibra de taboa e butiazeiro na capital catarinense. 
A Fundação Catarinense de Cultura disponibiliza a Casa da Alfândega, que fica ao lado do Mercado Público no Centro de Florianópolis, para expor e vender várias peças de artesãos de todo o estado. Para participar, o artesão deve estar cadastrado no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) e passar pela avaliação de três examinadores que pontuam o trabalho de cada participante, com criteriosidade, para garantir a qualidade das peças.
Desde 2014 a Divisão de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) de Passo de Torres vem se dedicando ao setor de artesanato no município. Conforme o gestor de Cultura da SMEC, Jaime Batista, "Esse setor era considerado uma mera atividade comercial, muitas vezes discriminada por se tratar da cultura popular, que na verdade é tão importante quanto qualquer outra área da cultura. Trata-se de saberes e fazeres que devem ser passados de geração à geração. 
Na Copa do Mundo Fifa 2014, a artesã Ieda Zeferino foi contemplada com o edital "Vitrines culturais", promovido pelo Ministério da Cultura para serem vendidos nas "Fun Fests" nas cidades sede dos jogos. O artesanato de Passo de Torres já foi comercializado em Salvador e Fortaleza, também representou o artesanato catarinense em feiras por estados no stand de Santa Catarina, por ser considerado genuíno artesanato catarinense." 
Jaime Batista juntamente com a extensionista da Epagri, Marinesa Freitas vêm promovendo atividades para que o artesanato passotorrense seja uma atividade, que além de valorizar a cultura local, ainda ajude as famílias a terem uma renda extra. Para tanto, alguns artesãos participam de feiras e eventos que estão ligados ao setor turístico e cultural como o Açor - festa da cultura açoriana, Araranguá Fest, feiras promovidas pelo SEBRAE e, atualmente todos os sábados, na parte da tarde, na Praça dos Pescadores, o Brique Mais Cultura no Passo, que é uma iniciativa da divisão de cultura da SMEC em conjunto com artesãos e outros expositores, com apoio da Epagri de Passo de Torres.
Todo o processo que contemplou as artesãs na Casa da Alfândega foi acompanhado pelo gestor de Cultura, que vem buscando recursos e espaços para a cultura local.
Aproveitando a viagem, as artesãs conheceram também, a Casa dos Açores e o espaço dedicado ao artesanato de Florianópolis, que fica na estrutura do Mercado Público e são espaços para valorizar a cultura popular.

 

BANDIDOS PROVOCAM PÂNICO EM PRAIA GRANDE Anterior

BANDIDOS PROVOCAM PÂNICO EM PRAIA GRANDE

PASSO DE TORRES RECEBE OFICINA DE TEATRO 'A TURMINHA DO SULCA' Próximo

PASSO DE TORRES RECEBE OFICINA DE TEATRO 'A TURMINHA DO SULCA'

Deixe seu comentário