AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE IMPACTOS DA EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO PARA A COSTA DE SC

-
Santur/Arquivo/Divulgação -
A Assembleia Legislativa de SC (Alesc) promoverá na próxima quinta-feira (5) uma audiência pública para discutir os impactos que a extração de petróleo pode provocar ao litoral catarinense. O evento é uma resposta à tentativa da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de incluir áreas da Bacia de Pelotas e de Santos em rodadas de licitação para exploração de petróleo, o que pode afetar Santa Catarina.
A sessão está marcada para às 14h e ocorre no âmbito da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia da Alesc. "A tradicional pesca da tainha pode acabar no litoral de Santa Catarina e o nosso turismo de praia será comprometido", disse a coordenadora da Frente Parlamentar Ambientalista de Santa Catarina, deputada Paulinha (sem partido). " Além do fato de não haver os estudos necessários, até o momento nenhuma audiência pública foi realizada com a população de Santa Catarina e do litoral sul", complementou.
A ANP incluiu essas áreas para o leilão programado para 7 de outubro.
"Inexistem estudos, análises de Bacias Sedimentares, impactos ambientais e planos de contingência adequados. É temerário leiloar as áreas sem referências técnicas prévias. Mesmo que não haja um vazamento, a contaminação será inevitável, e não se sabe qual o tamanho dos danos e prejuízos que o litoral catarinense sofrerá", disse a parlamentar.

Deixe seu comentário