logo RCN

AULAS NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA INICIAM DIA 15

As matriculas encerram na sexta-feira, dia 09 e a matricula para o 1º ano do Ensino Fundamental só será aceita aos alunos que completarem 06 anos de idade até 31 de março de 2018.

As aulas nas 1.073 escolas da rede estadual de ensino de Santa Catarina iniciam no próximo dia 15 de fevereiro. As matriculas ficam abertas até sexta-feira, 09 de fevereiro, para o ensino fundamental, médio, profissionalizante e Centro de Educação de Jovens e Adultos (Cejas).

Os alunos do ensino médio podem optar por diferentes modalidades, entre elas: Regular, Inovador (EMI), Integrado Educação Profissional (EMIEP) e Integral em Tempo Integral (EMITI). O Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) oportuniza ao jovem a ampliação do tempo escolar, garantindo a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais integrado e dinâmico, com conteúdos curriculares organizados a partir de um planejamento interdisciplinar construído coletivamente. São 145 escolas com este modelo atualmente no Estado.

O Ensino Médio Integral em Tempo Integral é o mais recente modelo ofertado em Santa Catarina. Foi implantado em 2017 em 15 escolas e oferece oportunidades de construção conjunta de uma educação que, valoriza o aprendizado de conteúdos tradicionais, mas também desenvolve competências essenciais para a vida profissional e pessoal de professores e estudantes. Para este ano 13 escolas terão matrícula para a primeira e segunda série e outras 17 escolas, que iniciam o programa em 2018 ofertaram apenas a primeira série do ensino médio nesta modalidade.

O Ensino Médio Integrado a Educação Profissional (EMIEP) enfoca uma concepção de formação humana, tendo o trabalho como princípio educativo, a integração de todas as dimensões da vida, visando à formação omnilateral dos sujeitos. A proposta é integrar as disciplinas técnicas as grandes áreas do conhecimento do Ensino Médio, não sendo apenas uma simples justaposição de disciplinas.

"O ensino médio é a etapa final da educação básica, por isso além do tradicional ensino regular a Secretaria de Estado da Educação tem investido em outros modelos. Desta forma, o jovem que quiser seguir para a universidade pode escolher o modelo a seguir, assim como o jovem que quer ir para o mundo do trabalho pode optar pela formação profissional já nesta etapa. Queremos dar autonomia aos nossos jovens decidirem, junto com seus pais, qual o caminho que preferem seguir e para isso temos que dar opções", destaca a diretora de Gestão da Rede Estadual, Marilene Pacheco.

INÍCIO DAS AULAS NO ESTADO DO  RIO GRANDE DO SUL SERÁ DIA 22 DE FEVEREIRO Anterior

INÍCIO DAS AULAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SERÁ DIA 22 DE FEVEREIRO

CÂMARA DE VEREADORES RETORNA AS  ATIVIDADES E FAZ HOMENAGENS Próximo

CÂMARA DE VEREADORES RETORNA AS ATIVIDADES E FAZ HOMENAGENS

Deixe seu comentário