logo RCN
Assessora de imprensa do CBMSC

BALANÇO INCÊNDIOS 2024: BOMBEIROS DO 4º BATALHÃO SALVAM QUASE R$ 80 MILHÕES EM BENS NO SUL DE SC

Com atuação em 25 municípios, batalhão destaca resultados no combate a incêndios.

O 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Catarina (4º BBM), com sede em Criciúma, divulgou o balanço das ocorrências de incêndio registradas nas 25 cidades que fazem parte de sua área de atuação ao longo de 2024. O relatório estatístico revela o impacto das ações da corporação na preservação de vidas e patrimônios: cerca de R$ 78,7 milhões em bens foram salvos durante o ano.

Durante o atendimento a incêndios, o inspetor de incêndio é o responsável por avaliar o grau de preservação da edificação atingida. Com base na perícia técnica realizada no local, ele estima o valor dos bens que foram salvos. Em determinadas situações, essa estimativa também pode ser complementada com informações fornecidas pelo proprietário do imóvel, contribuindo para uma apuração mais precisa dos danos evitados.

Ao todo, os bombeiros atenderam 1.073 ocorrências de incêndio, classificadas em diferentes categorias. O maior número de atendimentos foi relacionado a incêndios em vegetação, como florestas, terrenos baldios e áreas de restinga, 451 casos. Em seguida, destacam-se os incêndios em edificações residenciais, comerciais e industriais, com 293 registros. Os incêndios em veículos – incluindo automóveis, caminhões e motocicletas – representaram 124 ocorrências. Já os casos envolvendo entulhos, lixo e postes somaram 203 atendimentos.

Horários de maior incidência

O relatório aponta que os incêndios em edificações ocorrem com maior frequência no período noturno, entre 18:00h e 24:00h, com 91 registros. Os incêndios em vegetação e veículos, por sua vez, tiveram maior concentração no período vespertino, entre 12:00h e 18:00h.

Investigação e prevenção

Os dados obtidos nas perícias têm papel fundamental na definição de estratégias de prevenção e investigação, contribuindo para reduzir o número de ocorrências e melhorar o atendimento à população. A explicação é do capitão Felipe Daniel, gestor de perícia de incêndio do 4º BBM. “Nosso trabalho vai além do combate direto aos incidentes. A análise dos dados permite traçar ações mais eficientes de prevenção e fortalece o papel estratégico da nossa instituição”, afirma.


Texto: Edna Schmitz – assessora de imprensa do CBMSC

Fotos: Divulgação / CBMSC

VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE PASSO DE TORRES PROMOVE CAPACITAÇÃO PRÁTICA SOBRE ZOONOSES PARA AGENTES DE SAÚDE Anterior

VIGILÂNCIA SANITÁRIA DE PASSO DE TORRES PROMOVE CAPACITAÇÃO PRÁTICA SOBRE ZOONOSES PARA AGENTES DE SAÚDE

PRAZO PARA O ALISTAMENTO MILITAR OBRIGATÓRIO TERMINA NESTA SEGUNDA-FEIRA (30) Próximo

PRAZO PARA O ALISTAMENTO MILITAR OBRIGATÓRIO TERMINA NESTA SEGUNDA-FEIRA (30)

Deixe seu comentário