MERCENÁRIOS CONQUISTA O BICAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL EM PASSO DE TORRES |
CÂMARA DE VEREADORES REALIZA A 1ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2018

O plenário da Câmara de Vereadores de Praia Grande ficou lotado na última quinta-feira, dia 15, na 1ª sessão ordinária do legislativo Municipal de 2018. Na pauta da sessão, o principal assunto discutido foi o fenômeno que vem ganhando grande repercussão na cidade, com o gosto e cheiro forte da água que chega nas torneiras das residências.
Mesmo depois que a engenheira química responsável pelo Samae de Praia Grande, Adriane de Lurdes Ril, explicou em nota apontando que o calor e luminosidade própria do verão e os nutrientes que são levados pelas chuvas para o rio estão contribuindo para o crescimento de algas/limos nas pedras, especialmente no ponto de captação do Samae e que o fenômeno faz com que seja liberada uma substância chamada geosmína, causando odor e mau gosto e que isto não traz males a saúde humana, a população não se deu por convencida e quer mais informações sobre o problema.
Um abaixo assinado contendo mais de 250 assinaturas foi entregue aos vereadores na primeira sessão legislativa do ano, solicitando a realização de uma audiência pública, envolvendo o prefeito Municipal, diretor do Samae e responsáveis pela água que chega as residências dos praia-grandenses.
VEREADORES MANIFESTAM-SE NA TRIBUNA
Os vereadores se manifestaram sobre o fenômeno e apoiaram a iniciativa da população. Usando a tribuna, a vereadora Maria de Fátima dos Santos (PP), considerou a solicitação da população importante e se solidarizou com os presentes por se tratar de um problema que pode afetar a saúde da população. O vereador Paulo Giovane Selau (Paulinho-PT), além de apoiar a iniciativa solicitou que seja marcada uma data, com horário e local para discutir o problema. Também refletiu sobre a criação do Samae e a retirada da Casan do município. O vereador Hélio Roque Speck (PSD), ressaltou a importância da manifestação popular por melhor qualidade da água em Praia Grande. O vereador Vilson Cavalheiro Nunes (Vilsinho-MDB) se solidarizou com os manifestantes por melhor água tratada no município e lamentou também que a farmácia que fornece medicamentos no Posto de Saúde de Cachoeira encontre-se fechada por falta de um farmacêutico responsável. O líder da bancada do MDB na câmara, vereador Sérgio da Silva Boeira lamentou que o município de Praia Grande que é a Capital dos Canyons e a maior riqueza do município é a água, esteja com este problema que prejudica a saúde e o turismo do município e da região. Ainda reclamou da taxa da água e esgoto dos usuários. O vereador Ziaron Zileu de Sá Burin (Zezeu-MDB), destacou a criação do Samae como um grande feito para o município e que a entidade deveria estar contribuindo para a população e não aumentando os problemas. Ele também apoiou os manifestantes que aplaudiam a cada fala dos vereadores.
O vereador Elizeu Espindula Pereira (Colonão -MDB), elogiou a presença da população no plenário da câmara e fez duras críticas a qualidade da água e o aumento da taxa de esgoto, luz e água que os praia-grandenses estão usando. O vereador Rodrigo Mariani (PSDB), fez leitura do requerimento dos manifestantes e não se manifestou sobre o assunto.
Por fim, o presidente da Câmara, vereador Manoel Hentz da Rosa (Nelo-PP), apoiou os manifestantes no plenário, elogiando a iniciativa e convidou a todos a voltar na terça-feira, dia 20, às 19:00h onde ficou comprometido de convidar o prefeito Henrique Maciel ou presidente do SAMAE João Luiz para dar informações sobre este fenômeno que está tirando o sono da população de Praia Grande ou marcar a data para a audiência. Em seguida, por não haver matéria em pauta para o expediente, encerrou a sessão.


Deixe seu comentário