logo RCN

CÂMARA DE VEREADORES REALIZA A 1ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2018

O plenário da Câmara de Vereadores de Praia Grande ficou lotado na última quinta-feira, dia 15, na 1ª sessão ordinária do legislativo Municipal de 2018. Na pauta da sessão, o principal assunto discutido foi o fenômeno que vem ganhando grande repercussão na cidade, com o gosto e cheiro forte da água que chega nas torneiras das residências.

Mesmo depois que a engenheira química responsável pelo Samae de Praia Grande, Adriane de Lurdes Ril, explicou em nota apontando que o calor e luminosidade própria do verão e os nutrientes que são levados pelas chuvas para o rio estão contribuindo para o crescimento de algas/limos nas pedras, especialmente no ponto de captação do Samae e que o fenômeno faz com que seja liberada uma substância chamada geosmína, causando odor e mau gosto e que isto não traz males a saúde humana, a população não se deu por convencida e quer mais informações sobre o problema.

Um abaixo assinado contendo mais de 250 assinaturas foi entregue aos vereadores na primeira sessão legislativa do ano, solicitando a realização de uma audiência pública, envolvendo o prefeito Municipal, diretor do Samae e responsáveis pela água que chega as residências dos praia-grandenses.

VEREADORES MANIFESTAM-SE  NA TRIBUNA 

Os vereadores se manifestaram sobre o fenômeno e apoiaram a iniciativa da população. Usando a tribuna, a vereadora Maria de Fátima dos Santos (PP), considerou a solicitação da população importante e se solidarizou com os presentes por se tratar de um problema que pode afetar a saúde da população. O vereador Paulo Giovane Selau (Paulinho-PT), além de apoiar a iniciativa solicitou que seja marcada uma data, com horário e local para discutir o problema. Também refletiu sobre a criação do Samae e a retirada da Casan do município. O vereador Hélio Roque Speck (PSD), ressaltou a importância da manifestação popular por melhor qualidade da água em Praia Grande. O vereador Vilson Cavalheiro Nunes (Vilsinho-MDB) se solidarizou com os manifestantes por melhor água tratada no município e lamentou também que a farmácia que fornece medicamentos no Posto de Saúde de Cachoeira encontre-se fechada por falta de um farmacêutico responsável. O líder da bancada do MDB na câmara, vereador Sérgio da Silva Boeira lamentou que o município de Praia Grande que é a Capital dos Canyons e a maior riqueza do município é a água, esteja com este problema que prejudica a saúde e o turismo do município e da região. Ainda reclamou da taxa da água e esgoto dos usuários. O vereador Ziaron Zileu de Sá Burin (Zezeu-MDB), destacou a criação do Samae como um grande feito para o município e que a entidade deveria estar contribuindo para a população e não aumentando os problemas. Ele também apoiou os manifestantes que aplaudiam a cada fala dos vereadores.  

O vereador Elizeu Espindula Pereira (Colonão -MDB), elogiou a presença da população no plenário da câmara e fez duras críticas a qualidade da água e o aumento da taxa de esgoto, luz e água que os praia-grandenses estão usando. O vereador Rodrigo Mariani (PSDB), fez leitura do requerimento dos manifestantes e não se manifestou sobre o assunto.

Por fim, o presidente da Câmara, vereador Manoel Hentz da Rosa (Nelo-PP), apoiou os manifestantes no plenário, elogiando a iniciativa e convidou a todos a voltar na terça-feira, dia 20, às 19:00h onde ficou comprometido de convidar o prefeito Henrique Maciel ou presidente do SAMAE João Luiz para dar informações sobre este fenômeno que está tirando o sono da população de Praia Grande ou marcar a data para a audiência. Em seguida, por não haver matéria em pauta para o expediente, encerrou a sessão.


SAMAE MARCA  AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR O  PROBLEMA DA ÁGUA Anterior

SAMAE MARCA AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DISCUTIR O PROBLEMA DA ÁGUA

CENTENAS DE FIÉIS PARTICIPAM DA  XXVI CAMINHADA EM HOMENAGEM AO FREI ADERCIDE Próximo

CENTENAS DE FIÉIS PARTICIPAM DA XXVI CAMINHADA EM HOMENAGEM AO FREI ADERCIDE

Deixe seu comentário