logo RCN

CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO À VIDA É REALIZADA EM TORRES

A iniciativa visou capacitar o público a prestar ajuda à quem precisa.

Aproximadamente cem pessoas participaram na terça-feira, 26 de setembro, da caminhada de valorização à vida. No mês em que se comemora o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a caminhada "Setembro Amarelo". A concentração ocorreu às 14:00h na sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em direção à Praça XV de Novembro, passando pelas ruas centrais. A intenção foi de esclarecer e mobilizar a sociedade civil sobre um assunto ainda considerado tabu. Muitos dos participantes eram usuários do CAPS, seus familiares e servidores do Centro, da Atenção Básica e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. Conforme a coordenadora do Centro, Carla Quartiero Gross, o assunto é de extrema importância, uma vez que o índice de suicídio na região é significativo. A coordenadora salienta que o suicídio é uma questão de saúde pública. O CAPS atende pacientes em diversos aspectos mentais, depressão, ansiedade, stress, pensamento suicida, saúde mental, álcool e outras drogas.

O alerta sobre o tema junto à população foi realizado através da distribuição de material educativo aos populares e comércio local.

Algumas medidas podem ajudar muito na prevenção do suicídio, como: escutar com atenção, conversar francamente sobre o assunto, não negar sofrimento da pessoa (dizer que não é nada e vai passar), não deixar a pessoa desacompanhada nem por um minuto e procurar serviço de saúde mais próximo. Mesmo que a pessoa não aceite, a família pode buscar orientação.

A maioria dos participantes vestia uma peça de roupa amarela, cor alusiva à campanha. A caminhada contou com o apoio da Diretoria de Trânsito, da Guarda Municipal e da Brigada Militar.


PROGRAMA MEU BAIRRO MELHOR LOTA SEDE DA ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DA ITAPEVA SUL Anterior

PROGRAMA MEU BAIRRO MELHOR LOTA SEDE DA ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DA ITAPEVA SUL

Próximo

PROJETO PREVENIR ALERTA SOBRE A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

Deixe seu comentário