INICIA PAVIMENTAÇÃO DE TRECHO NO FINAL DA AVENIDA MANOEL PORFÍRIO DE MELO EM SANTA ROSA DO SUL |
CÂNCER É UMA DAS DOENÇAS QUE MAIS MATA ATUALMENTE NO MUNDO

Em termos globais, o câncer é uma das doenças que mais mata no mundo. Todo ano, mais de 12 milhões de pessoas são diagnosticadas com a doença, destas, cerca de 8 milhões morrem.
No Brasil, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que 580 mil novos casos serão diagnosticados neste ano.
Na região é assustador o aparecimento de novos casos.
Principais sintomas do câncer que servem de alerta
É preciso ficar atento aos sinais que nosso organismo emite na intenção de nos mostrar que existe algo de errado com nossa saúde e com o câncer não é diferente. Na maioria das vezes o câncer age de forma silenciosa, entretanto, existem sintomas que servem de alerta, para que se busque um diagnóstico o mais rápido possível. De acordo com o Instituto de oncologia, é muito importante conhecer quais são os principais sinais e sintomas do câncer, pois quanto mais precocemente a doença for diagnosticada, maiores são as chances de cura.
Vale ressaltar que os sintomas apresentados pelos vários tipos de cânceres, podem ser facilmente confundidos com os de outras enfermidades. Por isso é preciso deixar claro que se você estiver apresentando alguns dos sintomas que vamos relacionar neste artigo, não quer dizer que você tem câncer. O que se recomenda é que diante de algum sintoma ou sinal de que sua saúde não está 100%, você deve buscar ajuda médica.
É comprovado a existência de mais de 200 tipos de câncer, alguns são mais comuns e outros bastante raros. O câncer pode se desenvolver em qualquer órgão do organismo.
Saiba quais são os principais sintomas do câncer
? Perda acentuada de peso: A perda inexplicável de peso é um dos primeiros sinais de alerta da existência do câncer. Perder 10 quilos ou mais em pouco tempo pode indicar câncer no esôfago, estômago, pâncreas, fígado e pulmão.
? Febre persistente: Indivíduos com câncer geralmente apresentam febre, isso ocorre com a disseminação da doença. É um sinal de alerta precoce para a leucemia ou linfoma.
? Dor: A dor pode ser um indicador precoce de alguns tipos de câncer. Os tipos de câncer que causam dor persistente são, tumor ósseo, câncer nos testículos, câncer de ovário e colorretal, tumor cerebral, etc.
? Fadiga extrema: A fadiga persistente pode ser alerta de quando o câncer está iniciando, como a leucemia, câncer de cólon ou de estômago.
? Alterações na pele: Alguns tipos de câncer inclusive o de pele, causam alterações na epiderme, como por exemplo, icterícia, hiperpigmentação, eritema e pruridos.
Fiquem atentos a outros sintomas que servem para indicar a presença do câncer:
? Aparecimento de manchas brancas na boca ou na língua.
? Hemorragias.
? Ferida que não cicatriza.
? Dificuldade para engolir e indigestão.
? Tosse persistente ou rouquidão.
? Nódulos na mama ou em qualquer outra parte do corpo.
? Mudanças no funcionamento do intestino ou bexiga.
? Mudanças no aspecto de uma pinta, ou qualquer alteração na pele sem motivo aparente.
É preciso deixar claro que os sintomas relacionados acima são os mais comuns quando o indivíduo tem câncer. Porém outros sintomas também podem indicar a presença desta doença. Vale ressaltar que ao apresentar qualquer sinal ou sintoma, procure seu médico de confiança para um diagnóstico preciso.

Deixe seu comentário