COMUNIDADE É CONVIDADA A CELEBRAR NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES |
CELEBRAÇÃO DE 72 ANOS DE FÉ E HISTÓRIA DA PARÓQUIA SÃO JOÃO BATISTA
Com integração comunitária, desenvolvimento social e religioso, no último sábado (17), a Paróquia São João Batista, de São João do Sul, completou 72 anos de fundação. Instalada oficialmente em 1954, a instituição é um pilar fundamental para a fé católica na região, unindo gerações e fortalecendo os laços de fraternidade entre os moradores.
A paróquia vai muito além da Igreja Matriz. Ela é responsável por guiar e integrar dez comunidades que compõem a fé religiosa do Município: Nossa Senhora da Conceição (Vila Conceição), Nossa Senhora das Graças (Campestre), Nossa Senhora de Fátima (Nova Fátima), Santa Catarina (Vila Santa Catarina), Santa Luzia (Encruzo), São Pedro (Glorinha), Santa Paulina (Querência), Santa Terezinha do Menino Jesus (Forquilhinha), Santo Antônio (Três Coqueiros) e São João Batista (Centro).
A história começou com o padre Pedro Baldoncini, o primeiro pároco, seguido por Frei Florêncio Gelain (empossado em 1968) e o Frei Ângelo Ferronato, responsável pela construção da atual casa paroquial.
A paróquia viveu diferentes fases, incluindo o período dos Capuchinhos, que deixaram a paróquia em 1993 e retornaram em 2001. Entre os nomes que deixaram sua marca estão os Freis: Adercide dos Santos Silva, Vergilino Richetti, Iloni Fochesatto, Ari Felippi, Sady Barbieri, Lauvir Secco, Daniel Costela, Reinaldo Bernardi, Antério Parise, Sérgio Rosa, Sidnei Signor e Moacir P. Molon e os padres: Davi Coelho e Rafael Borges (2020-2021).
Desde o final de 2022, a missão de conduzir a paróquia está nas mãos do padre Tiago Mota da Silva. Natural de Meleiro, o atual pároco assumiu com o compromisso de não apenas evangelizar, mas também de promover a integração comunitária e contribuir ativamente para o desenvolvimento social de São João do Sul.
Ao completar 72 anos, a Paróquia São João Batista não celebra apenas o passado, mas renova sua esperança no futuro, mantendo-se como um farol de espiritualidade e serviço ao próximo.
Deixe seu comentário