logo RCN

CELEBRAÇÃO DE CORPUS CHRISTI MOVIMENTA FIÉIS NA REGIÃO

  • - São João do Sul

A tradicional procissão de Corpus Christi realizada após a missa na Igreja Matriz de São João do Sul coloriu a rua para adoração à Eucaristia com tapetes confeccionados pelos fiéis.

O mistério da Eucaristia, sacramento do Corpo e Sangue de Cristo, foi solenemente celebrado pela Igreja Católica, na última quinta-feira, 26. No ato, os fiéis foram às ruas e enfeitaram o caminho por onde Jesus passa. 
Em São João do Sul, na manhã do feriado de quinta-feira, dia 26 de maio, dezenas de fiéis estiveram reunidos desde às 06:00h, para confeccionar os tradicionais tapetes de Corpus Christi, organizado pelas pastorais e coordenado por Rosi Maciel, da pastoral da liturgia, em frente à Igreja Matriz São João Batista. Já, a partir das 10:00h, os fiéis participaram da missa, com o tema "Eucaristia, Corpo de Cristo". Após a missa aconteceu a procissão, com benção ao povo, ao trabalho e aos fiéis. 
Entre os temas abordados este ano nos tapetes produzidos nas ruas próximas a Igreja Matriz, figuras de Jesus Cristo, da Santa Ceia, do cálice e da Virgem Maria, entre outros símbolos religiosos, sendo que eles foram montados com produtos como flores, serragem, pó de café e materiais reciclados. 
Em Praia Grande, a procissão aconteceu na parte da tarde, a partir das 14:30h, onde centenas de fiéis também percorreram os tapetes confeccionados pelos católicos nas ruas do Centro da cidade, seguindo até a Igreja  Matriz São Sebastião.
Em Passo de Torres  a celebração reuniu doações de alimentos e roupas que serão posteriormente doados a um albergue de Santa Rosa do Sul. 
Já em Mampituba, a celebração na capela São José Operário aconteceu as 18:00h, mancando asim o dia de Corpus Christi com a presença de muitos fiéis. 
O nome Corpus Christi vem do latim e significa "Corpo de Cristo". A solenidade acontece sempre em uma quinta-feira em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição do Sacramento da Eucaristia. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu corpo e sangue. 
No Brasil, a tradição de fazer os tapetes e enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, Minas Gerais, e segue sendo cultivada todos os anos na região.

 

WORKSHOP DA CDL É REALIZADO COM SUCESSO Anterior

WORKSHOP DA CDL É REALIZADO COM SUCESSO

Próximo

POLICLÍNICA REGIONAL DE ARARANGUÁ ATENDERÁ OS 15 MUNICÍPIOS DO VALE

Deixe seu comentário