VILA NOVA GANHA POSTO DE SAÚDE TOTALMENTE REFORMULADO EM SANTA ROSA DO SUL |
CENTENAS DE FIÉIS PARTICIPARAM DA XXVII CAMINHADA EM HOMENAGEM AO FREI ADERCIDE

Os devotos da região participaram com muita fé da caminhada em procissão, oração e missa no Oratório Frei Adercide, em Querência, São João do Sul.
A Paróquia São João Batista de São João do Sul e Passo de Torres em parceria com a Associação de Moradores e Amigos do Bairro Querência (AMAQ), realizou na manhã de terça-feira (19), feriado municipal em São João do Sul, a XXVII Caminhada em Homenagem ao Frei Adercide dos Santos Silva. O evento que iniciou às 06:30h, contou com a presença do bispo da Diocese de Criciúma Dom Jacinto Inácio Flach, pároco Frei Sidnei Signor, prefeito Municipal Moacir Teixeira, presidente da AMAQ Marcos Valentim Magnus, autoridades políticas, religiosos e centenas de fiéis do Frei Adercide. As pessoas saíram em caminhada em frente a Igreja Matriz, às 08:00h foi rezada pelo Bispo Dom Jacinto e pelo pároco Frei Sidnei no Oratório Frei Adercide em Querência, a Santa Missa e durante todo o dia ficou aberto para oração e visitação ao oratório no Morro da Querência, em São João do Sul.
Durante sua prática, Dom Jacinto enfatizou a importância de valorizar a fé de cada um que ali estava. "O testemunho do frei (Adercide) fez vocês virem até aqui. Sejamos bondosos e simples como ele foi", disse o bispo, rezando e pedindo saúde, paz e esperança aos presentes.
Muitos devotos rezavam, pagavam promessas e agradeciam por graças alcançadas. A senhora Maria Elizabete Scheffer Bauer de Glorinha, São João do Sul por exemplo disse que não perde uma caminhada. "Tive problemas de saúde, depressão e quase não pude andar. Após fazer uma promessa para o Frei Adercide, hoje estou bem e não perco nem uma caminhada para agradecer a ele pela graça alcançada", disse ela, ressaltando que o Frei foi uma pessoa muito humilde, religiosa e muito especial como se fosse uma pessoa da sua própria família.
O evento também marcou o lançamento da pedra fundamental para construção da Igreja Santa Paulina na comunidade de Querência, o aniversário de 67 anos do bispo Dom Jacinto no dia 26 de fevereiro e o aniversário de vida sacerdotal do Frei Sidnei Signor.
O FREI ADERCIDE
Adercide dos Santos Silva nasceu na localidade de Costãozinho, município de Mampituba (RS), no dia 30 de setembro de 1955. Ainda criança passou a residir em Praia Grande, Santa Catarina, junto com seus pais, Antônio e Anselma.
Aos 18 anos ingressou no Convento São Francisco, em Garibaldi (RS) e, aos 25 anos fez o noviciado em Marau (RS). Após cursar filosofia e teologia, foi ordenado sacerdote no dia 02 de fevereiro de 1986, pelo bispo Dom Osório Bebber, na Paróquia São Sebastião, em Praia Grande. Recém-ordenado, foi nomeado vigário paroquial em Ibiraiaras (RS) e, em seguida, pároco na Paróquia São João Batista de São João do Sul e Passo de Torres.
Viveu intensamente seu lema sacerdotal: "O Filho do Homem veio, não para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate de muitos" (Mt 20,28). Destacava-se pela oração, devoção a Nossa Senhora e pelo carinho dedicado ao povo. Aprendeu, desde cedo, a conviver com sua saúde debilitada. No dia 19 de fevereiro de 1992, aos 37 anos de idade, frei Adercide faleceu, vítima de hepatite crônica e viral. A mesma enfermidade já havia ceifado a vida dos pais e de sua irmã.
No ano seguinte da sua morte, deu-se início a caminhada em direção ao Cemitério Municipal de Praia Grande onde o frei Adercide estava sepultado. Centenas de pessoas percorriam 17 quilômetros, distância que separa São João do Sul da cidade vizinha, para render homenagens ao frei que muitos o consideravam Santo. Atualmente Frei Adercide está sepultado no Morro da Querência, São João do Sul, local que foi preparado para recebê-lo e que leva o seu nome, onde os fiéis continuam a visitá-lo anualmente com procissão e caminhada.







Deixe seu comentário