INICIA O CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE SÃO JOÃO DO SUL |
COLUNA POLÍTICA - POR RONI RAUPP

BOLSONARO CONSOLIDA ESCOLHA PELO PL
Após muitas idas e vindas, ao que tudo indica, o presidente Jair Bolsonaro definiu pela filiação ao PL para tentar a reeleição em 2022. A decisão surpreende após ele ter se inclinado bastante pela filiação ao PP. A data de filiação será no próximo dia 22, uma segunda-feira, em Brasília. Ainda de acordo com uma fonte, a escolha de Bolsonaro se deu pelo fato do presidente ter mais condições de viabilizar palanques estaduais no partido. Apesar de ter escolhido o PL, o PP continuaria na coligação nacional do presidente, indicando o candidato a vice-presidente e tendo uma prerrogativa de manter a presidência da Câmara dos Deputados em caso de reeleição do presidente, o que daria maior musculatura ao atual comandante da Casa, o deputado federal Arthur Lira.
PROJETO
Além da filiação ao PL, o presidente Jair Bolsonaro costura uma federação do seu futuro partido com o PP e o Republicanos, com o objetivo de eleger pelo menos 120 deputados federais. Atualmente os três partidos possuem 115 federais juntos, e devem receber pelo menos 25 deputados federais do PSL, ou que daria 140 parlamentares.
SANTA CATARINA
Em Santa Catarina, a ida do presidente Jair Bolsonaro para o PL fortalece o projeto majoritário do senador Jorginho Mello e também deve fortalecer as chances dos Progressistas para compor uma chapa majoritária. Pois bem, a escolha da parte do presidente pelo PL, também deve abrir o caminho para a chegada à legenda de nomes ligados ao bolsonarismo e de outros atores políticos do centro direita.
FORTALECIDO
O pré-candidato a governador, senador Jorginho Mello (PL), está nadando em águas rasas. Motivado pelos movimentos de Brasília, ele que deve concorrer ao Governo do Estado está de olho em uma vice da capital, no caso, a deputada federal, Ângela Amin (Progressistas). A chapa, segundo o desejo de Jorginho, ainda teria o empresário Luciano Hang ao Senado.
NA ESTRADA
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e pré-candidato a deputado federal, Gabriel Souza tem intensificado suas andanças pelo interior do estado. O parlamentar vem intensificando a agenda, ampliando suas bases e você será uma das novidades do MDB em Brasília.
VOLTA A NORMALIDADE
Na última terça-feira (09), a Assembleia do Rio Grande do Sul retomou como transações totalmente presenciais. Com o retorno das aulas ordinárias em formato exclusivamente presencial, será retomado o período do Grande Expediente. As chamadas ordinárias das quartas e quintas-feiras, suspensas desde março, também voltarão a ocorrer.
VEREADOR SUGERE A CRIAÇÃO DE AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO AOS SERVIDORES PÚBLICOS DE MAMPITUBA
O vereador de Mampituba, Ivam Carlos Matos, vem desempenhando um trabalho importante na Câmara de Vereadores. Recentemente, foi apresentado na casa legislativa o PL 079/2021, que dispõe sobre o concessão de auxílio-alimentação aos servidores de Administração Municipal, em caráter efetivo. O projeto é de autoria do Poder Executivo Municipal, com indicação do vereador Ivam, que lembra que esta foi uma promessa de campanha, seu e do prefeito Pedro Juarez da Silva, com o objetivo de valorizar os funcionários efetivos do município, que fazem parte do Sindicato dos Servidores Públicos de Mampituba (SISMAMP).
No momento o auxílio seria apenas para os servidores efetivos, mas já está sendo estudada uma forma de beneficiário também os demais servidores.
O auxílio será no valor de R $ 10 por dia concreto trabalhado, e movimentará a economia do município, pois o valor só pode ser usado no município, gerando um aumento de R $ 15 mil a R $ 25 mil em compras.
O projeto será votado na sessão ordinária do dia 16 de novembro.
Vereador de primeiro mandato, Ivam se mostra atuante e quer deixar um legado de realizações em Mampituba.
COORDENAÇÃO DO PT REÚNE LIDERANÇAS
Lideranças Políticas do PT do Vale do Araranguá estiveram reunidas na noite de quinta-feira (04), nas dependências da Câmara de Vereadores do Sombrio fazendo uma análise e avaliação da conjuntura política do Partido dos Trabalhadores. 13 pontos fizeram parte do planejamento ressaltando a importância do partido no cenário nacional estadual e municipal e assim, tirados vários encaminhamentos para a região, incluindo as estratégias de pré-candidaturas e nomes a serem trabalhados para as alterações do ano que vem na AMESC. "Agradecemos a presença da companheirada, foi um encontro muito proveitoso. Outros encontros agora farão parte do planejamento da nossa equipe em todos os municípios ", destacou o coordenador regional do PT, Ozair da Silva (Banha).
Além do coordenador Ozair (Banha) estiveram presentes lideranças de Araranguá, Sombrio, Balneário Gaivota, Turvo, Santa Rosa do Sul, Passo de Torres e Praia Grande.
Ex-prefeito de Blumenau e ex-deputado federal Décio Lima deve concorrer ao comando do Estado nas revisões de 2022.



Deixe seu comentário