DUAS PRISÕES, UM ADOLESCENTE APREENDIDO E MOTOCICLETA RECUPERADA NA ÁREA DO 2° BPAT |
COMITIVA DE TORRES VISITA O PROJETO FÁBRICA DE GAITEIROS

O Município avalia a possibilidade de trazer o projeto que tem 11 anos de existência para a cidade de Torres.
Na última segunda-feira (16) os secretários do Meio Ambiente e Urbanismo, Júlio Agápio; da Educação, Sílvia Maria Teixeira Pereira e da Cultura e do Esporte, José Mauri Rodrigues de Torres visitaram o projeto Fábrica de Gaiteiros, no município de Barra do Ribeiro. O projeto, que já tem 11 anos de fundação, foi idealizado pelo artista tradicionalista, gaiteiro Renato Borghetti e atende vários municípios gaúchos e catarinenses.
A ideia partiu da necessidade de manter viva a tradição regionalista da gaita, que viu nos últimos anos todas as fábricas do Brasil fecharem, colocando em risco inclusive a popularização e sobrevivência do instrumento básico e muito importante na tradição gaúcha.
O projeto contempla crianças de 07 a 15 anos e os envolve desde a história do instrumento, a sua confecção e o aprendizado de tocar. "Temos alunos que hoje são professores no projeto e isto é o que nos gratifica e nos faz sentir que estamos cumprindo a missão", destaca Borghetti.
Para o secretário de Cultura e do Esporte, José Mauri Rodrigues, seria uma boa ferramenta para fortalecer a cultura tradicionalista no Município. A secretária de educação, Sílvia Maria Teixeira Pereira, diz que, além do aspecto cultural, tem ainda a interação dos alunos no contra turno, o que mantém a criança na escola e com grandes chances ainda de melhorar o aproveitamento escolar individual.
Para o representante da Pasta do Meio Ambiente e Urbanismo, o Secretário Júlio Agápio, vê no projeto a possibilidade de fomentar o tradicionalismo, induzir talentos locais e agregar as famílias nas escolas.

Deixe seu comentário