logo RCN

COMITIVA DE TORRES VISITA O PROJETO FÁBRICA DE GAITEIROS

O Município avalia a possibilidade de trazer o projeto que tem 11 anos de existência para a cidade de Torres.

Na última segunda-feira (16) os secretários do Meio Ambiente e Urbanismo, Júlio Agápio; da Educação, Sílvia Maria Teixeira Pereira e da Cultura e do Esporte, José Mauri Rodrigues de Torres visitaram o projeto Fábrica de Gaiteiros, no município de Barra do Ribeiro. O projeto, que já tem 11 anos de fundação, foi idealizado pelo artista tradicionalista, gaiteiro Renato Borghetti e atende vários municípios gaúchos e catarinenses.

 A ideia partiu da necessidade de manter viva a tradição regionalista da gaita, que viu nos últimos anos todas as fábricas do Brasil fecharem, colocando em risco inclusive a popularização e sobrevivência do instrumento básico e muito importante na tradição gaúcha.

 O projeto contempla crianças de 07 a 15 anos e os envolve desde a história do instrumento, a sua confecção e o aprendizado de tocar. "Temos alunos que hoje são professores no projeto e isto é o que nos gratifica e nos faz sentir que estamos cumprindo a missão", destaca Borghetti.

 Para o secretário de Cultura e do Esporte, José Mauri Rodrigues, seria uma boa ferramenta para fortalecer a cultura tradicionalista no Município. A secretária de educação, Sílvia Maria Teixeira Pereira, diz que, além do aspecto cultural, tem ainda a interação dos alunos no contra turno, o que mantém a criança na escola e com grandes chances ainda de melhorar o aproveitamento escolar individual.

 Para o representante da Pasta do Meio Ambiente e Urbanismo, o Secretário Júlio Agápio, vê no projeto a possibilidade de fomentar o tradicionalismo, induzir talentos locais e agregar as famílias nas escolas.


PROJETO APRESENTA BALÃO AOS ALUNOS COMO INCENTIVO AO TURISMO EM MORRINHOS DO SUL Anterior

PROJETO APRESENTA BALÃO AOS ALUNOS COMO INCENTIVO AO TURISMO EM MORRINHOS DO SUL

RS: GOVERNO LANÇA PROJETO PARA QUALIFICAR ATENDIMENTO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE NO RS Próximo

RS: GOVERNO LANÇA PROJETO PARA QUALIFICAR ATENDIMENTO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE NO RS

Deixe seu comentário