SÃO JOÃO DO SUL SEDIOU O 1º DESFILE DO REI E RAINHA DO ENVELHECIMENTO DAS APAES DA REGIÃO SUL |
COOPERJA BENEFICIA PARTE DO PRATO MAIS BRASILEIRO QUE EXISTE

Cooperativa segue sendo destaque a nível nacional.
O que seria do feijão sem o arroz? Parte do prato mais brasileiro que existe é beneficiado na Cooperja. O arroz produzido por associados da Cooperativa Agroindustrial Cooperja vai além dos limites do Brasil e segue até terras estrangeiras.
Há 47 anos, agricultores visionários e empreendedores decidiram se unir por acreditar que juntos seriam mais fortes. Foram incentivados pelo engenheiro agrônomo Joaquim Pedro Coelho e fundaram a Cooperja. No início queriam resolver questões como armazenamento do grão e aquisição de insumos. Mais tarde iniciaram a comercialização. Hoje, a Cooperja está presente em vários estados brasileiros e em muitos países do globo. É de Jacinto Machado (SC), para o mundo.
O arroz polido branco é o mais consumido no Brasil, ele, o parboilizado e o integral formam os três principais produtos da Cooperativa, que possui duas Unidades de Beneficiamento do grão. A indústria de Santa Catarina tem capacidade para beneficiar 11 mil toneladas/mês, base casca. Sendo 5 mil toneladas de branco e 6 mil toneladas de parboilizado.
Já no Rio Grande do Sul, como muitos associados foram para o estado gaúcho e começaram a plantar variedades mais propícias para arroz branco, surgiu a necessidade de instalar indústria em Santo Antônio da Patrulha (RS), iniciando em 2007, com o beneficiamento do arroz parboilizado. Em 2015/16 iniciou-se um novo investimento e hoje já opera com a indústria de arroz branco, que tem capacidade de beneficiar 9 mil toneladas. Somadas as 9 mil toneladas de parboilizado, totalizam 18 mil toneladas/mês. É um grande avanço não só para a região, mas para todo o mercado agroindustrial brasileiro.
Com equipamentos modernos e tecnologia de ponta, a Cooperja deixa sua marca onde quer que esteja. Gera empregos e renda em todos os municípios em que atua. O orgulho em fazer parte dessa história é possível perceber nas memórias dos sócios fundadores; nos associados mais jovens e no trabalho em equipe dos funcionários da Cooperativa. Além de beneficiar o arroz Caçarola, ainda possui os seguintes negócios: Supermercados, Lojas Agropecuárias, Beneficiamento de Sementes, Posto de Combustíveis, Recebimento de Maracujá, Fábrica de Ração e, Centros de Distribuição.

Deixe seu comentário