logo RCN

COORDENAÇÃO AMPLIADA FAZ AVALIAÇÃO DA ROMARIA DA TERRA

Depois de um trabalho em grupo com os presentes, foram elencados os pontos positivos e negativos do evento.

Um grupo de aproximadamente 50 pessoas se reuniram em Mampituba, na noite de terça feira (13), exatamente um mês após a realização da 41ª Romaria da Terra que aconteceu na comunidade de Rio de Dentro, para uma avaliação do evento, com o objetivo de pontuar os legados que a romaria deixará na Diocese e em todo o Rio Grande do Sul, principalmente em torno do tema central ''Mulheres Terra'' que norteou os debates durante a preparação e o dia do evento que reuniu milhares de pessoas em Mampituba.

A Comissão Pastoral da Terra (CPT), principal organizadora do evento há mais de 40 anos esteve representada pelo Frei Wilson Dallagnol e pelo Padre Celso Ciconetto. Também estiveram presentes o bispo de Osório, Dom Jaime Pedro Kohl, o prefeito de Mampituba Dirceu Selau e diversas lideranças representando a Administração Municipal de Mampituba e as diversas pastorais da Diocese de Osório.

Depois de um trabalho em grupo, os presentes explanaram suas opiniões sobre os pontos positivos e onde a romaria poderia ter avançado mais e juntando com avaliações vindas de várias delegações de outras dioceses do Estado, o saldo da Romaria foi altamente positivo, sendo os principais pontos que receberam mais elogios: a organização; a animação; o trabalho da equipe de Comunicação antes e Depois da Romaria; a infraestrutura tanto no local da acolhida em Vila Brocca (onde os romeiros foram recepcionados por um farto café da manhã), como na concentração final em Rio de Dentro, mas principalmente a apresentação do tema Mulheres Terra durante todo o evento, com destaque especial nas intervenções durante a caminhada.

Num contexto geral, a Romaria foi histórica por tratar pela primeira vez de um tema tão abrangente e atual, que é a luta das mulheres pelos seus direitos. O ecumenismo durante o evento e a celebração final também foram considerados pontos positivos. O Acampamento da Juventude foi um dos pontos fortes do evento por trazer para o meio dos jovens a discussão do tema Mulheres Terra, assim como a Celebração dos Mártires que foi muito marcante para os jovens que participaram do acampamento.

Tanto o Coordenador Estadual da CPT Frei Wilson, como o Bispo Dom Jaime elogiaram o comprometimento do Município de Mampituba na organização da romaria, não medindo esforços para preparar a infraestrutura para acolher os visitantes, que segundo eles, levaram de volta para suas casas uma impressão muito boa do município de Mampituba.

Nos pontos onde a Romaria poderia ter evoluído mais, o mais apontado foi a participação aquém do esperado das Paróquias da Diocese, onde segundo os membros da Coordenação Ampliada, o tema da Romaria deveria ter sido mais provocado nas comunidades. Também foram apontados problemas pontuais como posicionamento do som, localização dos banheiros, sinalização até o local da Romaria, pontos que precisam ser abordados, mas que não tiram o brilho da histórica Romaria da Terra que aconteceu em Mampituba. O grupo também se comprometeu em organizar várias caravanas para a edição de 2019 que será realizada na Diocese de Uruguaiana, em cidade a ser definida nos próximos meses.


SUCESSO NO 2º PEDAL DAS MULHERES Anterior

SUCESSO NO 2º PEDAL DAS MULHERES

CONSERVAÇÃO DA ESTRUTURA DA PONTE DE CONCRETO E  MELHORIAS NOS MOLHES SÃO TEMAS DE DISCUSSÃO NA CÂMARA Próximo

CONSERVAÇÃO DA ESTRUTURA DA PONTE DE CONCRETO E MELHORIAS NOS MOLHES SÃO TEMAS DE DISCUSSÃO NA CÂMARA

Deixe seu comentário