logo RCN

DA TERRA A ESTRADA: Colonos e Motoristas Movimentam a Economia do Brasil

  • null -

O dia 25 de julho é marcado pela comemoração ao dia do Colono e do Motorista, duas classes distintas, porém, que dependem uma da outra para obter lucro e produtividade.

Os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul são conhecidos pela vasta área de plantio de grãos, principalmente a soja, arroz e milho, que fazem parte da agricultura patronal. Porém, principalmente na região sul catarinense e norte gaúcho, o destaque são as pequenas propriedades rurais, que tem como base a agricultura familiar, e o plantio de frutas, verduras, hortaliças e grãos, dentre os quais, o arroz, maracujá, fumo, banana, morango, abacaxi são os mais plantados pelos agricultores.
A agricultura familiar se caracteriza pelo cultivo da terra realizado por proprietários rurais de porte menor, tendo essencialmente como trabalhadores, pessoas do núcleo familiar, e atualmente, os colonos, agricultores familiares são responsáveis por colocar na mesa dos brasileiros sete entre cada dez alimentos consumidos todos os dias.
Uma data marcante no ano de 1824, relacionada com a vinda dos primeiros imigrantes europeus ao Brasil para "colonizar", foi 25 de julho, em que os primeiros imigrantes aportaram no Rio Grande do Sul, tornando-se marco da colonização germânica no Brasil.
No mesmo dia, 25 de julho, é comemorado o Dia do Motorista, que lembra dessa classe de profissionais que é responsável pelo desenvolvimento do País, levando o alimento, matéria prima e produtos industrializados de um canto a outro do Brasil.
Não há como imaginar apenas um dia inteiro sem carros, caminhões e ônibus, pois isso representaria a paralisação do País e bilhões de reais que deixariam de ser gerados. Assim, o motorista pode ser considerado um dos principais condutores do crescimento de uma nação e não apenas condutor de um veículo que na verdade é seu instrumento de trabalho.
De acordo com a wikipedia, no Brasil, os primeiros motoristas surgiram no final do século XIX, sendo que o primeiro veículo motorizado chegou ao País, pelas mãos de Francisco Antônio Pereira Rocha, em 1871, em Salvador, na Bahia. Era um motor a vapor e ele foi considerado o primeiro motorista do País, pois antes dele, apenas existiam veículos puxados por animais.
Já em 1891, chegou ao Brasil o primeiro carro com motor a explosão, que se aproximaria mais dos modelos atuais. O veículo Peugeot importado da França por Santos Dumont, chegou a São Paulo, assim, curiosamente, o homem conhecido como "Pai da Aviação" também foi um dos primeiros motoristas do País.
Atualmente, enquanto os agricultores brasileiros estão colhendo uma safra recorde na ordem de 185 milhões de toneladas de grãos, faltam motoristas para os caminhões parados nas transportadoras, que deveriam estar no campo retirando a colheita. 
Estima-se que 60 mil vagas deixam de ser preenchidas por caminhoneiros no País. Fato esse que mesmo não comprovado por estáticas oficiais, acaba afetando diretamente o produtor, pois tudo o que é produzido no campo necessita de transporte para chegar ao seu destino final. 

 

Dia de São Cristóvão Anterior

Dia de São Cristóvão

SUSPEITA DE INCÊNCIO CRIMINOSO EM BELLATORRES Próximo

SUSPEITA DE INCÊNCIO CRIMINOSO EM BELLATORRES

Deixe seu comentário