logo RCN

DEBATE SOBRE CLASSIFICAÇÃO DO FUMO REÚNE MAIS DE 500 PRODUTORES RURAIS EM IÇARA

PL 10/2023 da Alesc permite que a classificação de tabaco possa ser realizada nas propriedades rurais.

Mais de 500 produtores de tabaco participaram na tarde de sexta-feira (11), em Içara, no bairro Poço 8, de audiência pública proposta pelo deputado Estadual Rodrigo Minotto (PDT) e promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina para debater o Projeto de Lei 10/2023, que trata da classificação do tabaco nas propriedades rurais.
O projeto, de autoria do deputado Sargento Lima (PL), propõe que a avaliação da qualidade do fumo seja feita diretamente na propriedade do agricultor, e não nas instalações da empresa fumageira. Atualmente, as empresas que comercializam o tabaco fazem a classificação e fixam o preço da produção somente após receberem o produto, enquanto o projeto propõe que, a classificação poderá ser feita na propriedade, permitindo ao agricultor procurar outro comprador caso não concorde com o preço definido.
De acordo com o deputado Minotto, que pediu vistas no projeto na Comissão de Constituição e Justiça, o objetivo é aprimorar o sistema. “Existem muitas questões de ordem jurídica e legais que precisamos discutir entre as empresas fumageiras e os produtores. A questão é muito importante para Santa Catarina, pois mais de 180 municípios no nosso estado plantam fumo e mais de 40 mil famílias de produtores vivem desta cultura”, afirmou o deputado, pontuando a relevância do Estado na produção nacional de tabaco, que é de cerca de 30%.
Entre os encaminhamentos da audiência pública, Minotto sugeriu a criação de um grupo de trabalho para debater com entidades locais e parlamentares catarinenses e do Rio Grande do Sul as consequências da aplicação da lei criada no estado vizinho.
Participaram da audiência mais de 100 autoridades, entre elas, o deputado Federal Rafael Pezenti (MDB), o deputado Estadual Zé Milton Scheffer (PP), o prefeito de Lauro Müller e presidente da Associação de Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Valdir Fontanella (PP), o prefeito de Morro da Fumaça, Eduardo Guollo (PP), acompanhado do vice-prefeito Davi Pellegrin (PP), bem como o vice-prefeito de Içara, Alex Michels (PSD) e o vereador de São João do Sul Vagner Lumertz Valim (PDT).

PSD GANHA DESTAQUE NA CAPITAL DOS CANYONS Anterior

PSD GANHA DESTAQUE NA CAPITAL DOS CANYONS

MUNICÍPIO DE PASSO DE TORRES SE PREPARA PARA A IV SEMANA FARROUPILHA Próximo

MUNICÍPIO DE PASSO DE TORRES SE PREPARA PARA A IV SEMANA FARROUPILHA

Deixe seu comentário