logo RCN

DEFESA CIVIL EMITE ALERTA DE RISCO MUITO ALTO PARA DENGUE NO ESTADO

Em São João do Sul, existem três focos do mosquito Aedes aegypti.

Santa Catarina está em alerta vermelho por conta da dengue. A Defesa Civil Estadual emitiu um alerta no sábado (11) que classifica o estado com risco muito alto para a doença. De acordo com o último levantamento divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), até 04 de março, já haviam sido confirmados mais de 1,3 mil casos da doença no território catarinense.
No alerta, a Defesa Civil recomenda que os cuidados para não deixar recipientes com água parada, sejam redobrados. Além disso, recomenda o uso de repelente em todas as regiões de Santa Catarina.
São João do Sul
No município de São João do Sul, já foram encontrados três focos do mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor do vírus que provoca três importantes doenças: dengue, zika e chikungunya. A transmissão ocorre durante a picada da fêmea do mosquito infectado com o vírus. No momento, existem dois focos em Três Coqueiros e um no Centro.
Os principais sintomas da dengue são: dor de cabeça/dor atrás dos olhos, febre alta e dor muscular intensa. A zica tem como principais sintomas, febre baixa, inchaço nas articulações e manchas vermelhas com coceira. Já a chikungunya apresenta febre alta, dor intensa nas articulações que podem causar limitação dos movimentos.
Dentre os cuidados que auxiliam no combate a criação de focos do mosquito, deve-se evitar usar pratos nos vasos de plantas, se usar, colocar areia até a borda; guardar garrafas com o gargalo virado para baixo; manter recipientes que possam acumular água tampados; evitar acumulo de entulho, pois podem virar criadouros do mosquito; tratar água da piscina com cloro e limpá-la pelo menos uma vez por semana, etc.
De acordo com a agente de Combate às Endemias de São João do Sul, Simone Lentz Rocha Rodrigues, também é imprescindível utilizar repelentes sempre que for a outros municípios e não deixar água parada em sua residência. "Nós, juntamente com as ACS estamos passando em todas as casas num raio de 300m onde o foco do mosquito da dengue apareceu, orientando as pessoas para a eliminação do mesmo. Quando encontramos as larvas, é feita a coleta e encaminhado para a regional de saúde". Destacou
Segundo a secretária de Saúde Rejane Borba, “é momento de cada um fazer a sua parte, para que juntos possamos vencer essa batalha contra a dengue”. Reforçou.

PRAIA GRANDE: FANICA SE ENCONTRA COM O GOVERNADOR DO RS Anterior

PRAIA GRANDE: FANICA SE ENCONTRA COM O GOVERNADOR DO RS

INSCRIÇÕES PARA O ENEM SERÃO REALIZADAS DE 5 A 16 DE JUNHO Próximo

INSCRIÇÕES PARA O ENEM SERÃO REALIZADAS DE 5 A 16 DE JUNHO

Deixe seu comentário