HOMENAGEM DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA VAI CELEBRAR OS 75 ANOS DA PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO |
DESTAQUE DA SEMANA

Professora aposentada, líder da pastoral do idoso, poetisa, gaiteira e violeira, Eva Pereira Lumertz.
No mês Internacional da Mulher, o jornal Informativo Regional destaca no quadro Destaque da Semana, a professora aposentada, líder da pastoral do idoso, poetisa, gaiteira e violeira, Eva Pereira Lumertz.
Natural de Torres, 77 anos de idade, ela foi casada com Altemar dos Anjos Lumertz (em memória) com quem teve 05 filhos: Simoni, Ivo Augusto, Simara, Marco Antônio (Marquinhos) e Marcelo (Marcelinho).
Formada em Magistério no curso Normal Regional em 1965 dona Eva como é conhecida foi nomeada professora do Estado e como primeiro emprego foi lecionar no interior de São Miguel do Oeste há 03 quilômetros da divisa com a Argentina, onde ficou por mais de 06 meses, até sua remoção para Praia Grande para lecionar na comunidade de Corujão onde foi muito valorizada e tratada com respeito pelas autoridades locais e a comunidade, pelo seu trabalho como professora e catequista. Sua terceira escola foi na comunidade de Beira Rio, São João do Sul e mais tarde, conquistou uma transferência para lecionar na comunidade de Vila Santa Catarina onde permaneceu por quase 10 anos atuando como professora e participando no coral da localidade, catequista e na equipe de liturgia da igreja. De Vila Santa Catarina dona Eva foi transferida para a escola da comunidade Vila Conceição e para finalizar sua carreira de professora, atuou na EEB Ângelo Scarpa do Centro de São João do Sul lecionando como professora de alfabetização das séries iniciais e como professora de Educação Artística, PPT e Educação Religiosa Escolar aos alunos do 5º ao 8º ano do Ensino Fundamental e depois de vários anos, veio a se aposentar da carreira do magistério.
Além de profissional competente, mãe, avó e bisavó, Eva Pereira Lumertz sempre foi muito carismática e festeira, gostando de estar envolvida com a comunidade como catequista, ministra da palavra e da eucarística, coordenadora e palestrante na pastoral do batismo e atualmente, faz parte da coordenação da pastoral da Pessoa Idosa, atuando sempre com sua sanfona nas reuniões e encontros por onde passa.
Indagada sobre os objetivos futuros dona Eva disse que está realizando hoje, tudo aquilo que não teve tempo de realizar quando mais nova, devido ao seu trabalho e a luta cotidiana para trabalhar e criar seus filhos, mas que ainda pretende tirar a carteira de motorista para poder dirigir e viajar, ir na igreja e viver muitos anos com saúde para ver seus netos e bisnetos crescerem e se formarem assim como seus filhos.
Nas horas de folga, Eva Pereira Lumertz gosta de participar da liturgia e comentários na igreja, cuidar da sua horta e plantas medicinais, escrever poesias, tocar sanfona, violão, acolher a família e os amigos em sua residência e descansar.
No mês da mulher dona Eva deixa um verso de sua poesia: "Mulher tu és uma benção divina que Deus colocou sobre a terra. És esposa, és mãe e nos ensinas os valores que nesta vida impera, sois conselheira, profissional e amiga, que conosco nesta vida caminha, cada passo nos fortalece, pois acreditas sempre num amanhã, até parece que sois uma adivinha", descreveu a poetisa, dizendo também: "À equipe do jornal Informativo Regional o meu carinho e respeito e a todas as mulheres, a esperança de dias melhores". Beijos Eva Pereira Lumertz.


Deixe seu comentário