logo RCN
secom

DETRAN/SC INTEGRA COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL PARA PADRONIZAR DESTINAÇÃO DE VEÍCULOS APREENDIDOS NO ESTADO

  • Júlio Cavalheiro / NCI TJSC -

O Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) participou, na tarde da última sexta-feira, 23, da solenidade de assinatura da Instrução Normativa nº 01/2026, da Comissão Interinstitucional de Destinação de Bens Apreendidos (CIDBA). O ato foi realizado no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e contou com a participação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), da Secretaria de Estado da Segurança Pública e das Polícias Civil, Militar e Científica.

A normativa estabelece critérios e procedimentos para a destinação de veículos apreendidos, sob custódia das forças policiais ou recolhidos em pátios municipais e estaduais, vinculados ou não a investigações e processos judiciais. O documento decorre do Acordo de Cooperação Técnica nº 110/2025 e tem como principal objetivo padronizar fluxos relacionados à comunicação, guarda, controle e destinação desses bens no âmbito do Poder Judiciário catarinense.

Durante a construção da instrução normativa, o Detran/SC teve papel estratégico ao contribuir com critérios técnicos de classificação dos veículos, diferenciando aqueles em condições de conservação dos considerados sucatas, conforme parâmetros do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A normativa também prevê o registro detalhado das informações em sistemas oficiais, garantindo rastreabilidade, segurança jurídica e transparência em todas as etapas do processo.

A iniciativa busca evitar o acúmulo e a deterioração de veículos, racionalizar a ocupação de pátios e depósitos, reduzir custos ao poder público e assegurar que a destinação final ocorra de forma célere, legal e eficiente, respeitando os direitos de propriedade e as decisões judiciais.

O presidente do Detran/SC, Cristiano Medeiros, destacou que a medida atende a uma demanda histórica e reforça o compromisso das instituições com a sociedade. “Essa instrução normativa simboliza a organização e a união dos órgãos públicos em torno do bem comum. Estamos falando de retirar veículos das ruas, prevenir problemas de saúde pública, como a dengue, e possibilitar que bens apreendidos tenham destinação útil, inclusive para as forças de segurança e para a área da saúde”, afirmou.

Além de qualificar a gestão dos bens apreendidos, a normativa contribui para a modernização dos processos administrativos e fortalece a integração entre os órgãos envolvidos. Para o Detran/SC, a padronização representa um avanço importante na governança, no controle e na eficiência da política pública relacionada à circulação e destinação de veículos no estado.

A assinatura da Instrução Normativa nº 01/2026 marca mais um passo na consolidação de um modelo colaborativo entre Judiciário, órgãos de controle e instituições executivas, com foco na efetividade, na transparência e no melhor uso dos recursos públicos em Santa Catarina.


BALY BRASIL ESCOLHE ARARANGUÁ PARA NOVO COMPLEXO INDUSTRIAL Anterior

BALY BRASIL ESCOLHE ARARANGUÁ PARA NOVO COMPLEXO INDUSTRIAL

ANVISA SUSPENDE VENDA DE SAL GROSSO E PÓ PARA DECORAÇÃO Próximo

ANVISA SUSPENDE VENDA DE SAL GROSSO E PÓ PARA DECORAÇÃO

Deixe seu comentário