DIÁCONO RAFAEL É ORDENADO NOVO PADRE DA DIOCESE DE CRICIÚMA

Rafael celebra no próximo domingo, dia 14, às 09:00h a primeira missa como padre da paróquia São João Batista de São João do Sul.

Foto: Tiago Clezar/ Diocese de Criciúma

Na tarde do último sábado (06), fiéis da Igreja Católica participaram da Santa Missa com o rito de Ordenação Presbiteral do então diácono Rafael Borges Peres Martins.
A celebração teve início às 15:00h e foi presidida pelo bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach, e concelebrada por dezenas de padres, na Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Sombrio.
O pedido de ordem do candidato e testemunho foi feito pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, padre Daniel Pagani. "Com o auxílio de Deus e de Jesus Cristo, nosso Salvador, escolhemos este nosso irmão para a Ordem do presbiterado", disse o epíscopo acolhendo o pedido.
Faça-se em mim segundo a tua palavra
Durante sua homilia, Dom Jacinto Inacio Flach lembrou da vida de Maria, mãe de Jesus Cristo, e sua profunda relação de renúncia e entrega total ao amor de Deus. "Os padres ordenados estão muito próximos de Maria que, pelo mesmo Espírito Santo, consagram o corpo do Senhor e oferecem a humanidade, este mesmo Cristo que Maria carregou no seu ventre". O epíscopo também lembrou que o diácono Rafael é o 15º presbítero natural de Sombrio, algo que certamente tem relação com a oração e participação de todos.
 Sob o lema sacerdotal "Faça-se em mim segundo a tua palavra", extraído do Evangelho de Lucas (Lc 1,38), o diácono Rafael escutou atentamente as palavras de Dom Jacinto que também destacou os momentos de dificuldade da sua caminhada. "Você foi perseverante diante das dificuldades e hoje colocas a tua vida a serviço da Igreja, tua vida será transformada", concluiu o bispo.
O rito de ordenação presbiteral
Após a reflexão, deu-se sequência ao rito, com o propósito do eleito, a ladainha de todos os santos e a imposição das mãos e prece de ordenação, feitas pelo bispo. Em seguida, o padre foi revestido com a estola e a casula pelos padres Antônio Júnior e Daniel Pagani, na sequência, teve as mãos ungidas com o óleo do Crisma por Dom Jacinto que, com um tecido branco entrelaçou as mãos do ordenado. Ao se dirigir a sua mãe, o agora padre Rafael teve as suas mãos descobertas e concedeu a primeira bênção. Acolhido com muitas palmas, o novo sacerdote recebeu um caloroso abraço do bispo, gesto que foi seguido por todos os presbíteros presentes. Padre Rafael passou a exercer então, pela primeira vez, o seu ministério, concelebrando com o bispo e os outros membros do clero.
 Agradecimento e consagração
Ao final da celebração, padre Rafael destacou a presença constante de Deus em sua vida, agradeceu ao bispo diocesano, familiares, fiéis que sempre rezaram pela sua vocação, pastorais, movimentos, paróquias por onde passou e aos diversos amigos que fez durante sua caminhada. "Maria acolhe com alegria o dom desse encontro pessoal com o senhor e se doa inteiramente a esse projeto ainda desconhecido, pois ela confia plenamente no amor de Deus, assim também quero como padre gerar Jesus na vida das pessoas", destacou o novo sacerdote da Diocese de Criciúma. Padre Rafael, celebrou às 10:30h de domingo, dia 07, na comunidade São Luiz Gonzaga, em Sombrio a sua primeira missa e rezará a primeira missa como padre na Igreja Matriz de São João do Sul, onde atuará já no próximo domingo, dia 14, às 09:00h.

Imagens

Rua Joaquim Pereira Maciel 256 , Centro
São João do Sul - SC - Brasil

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina