DIA DOS NAMORADOS E SUAS ORIGENS

O Dia dos Namorados é comemorado no Brasil em 12 de junho e em outros países no dia 14 de fevereiro. Ambas as datas estão relacionadas com santos.
Mesmo sendo interpretada por muitos como uma data apenas comercial, o Dia dos Namorados, ou em outras localidades estrangeiras Dia de São Valentim, é uma data especial, no qual os casais celebram a união, realizando a troca de presentes.
De acordo com relatos históricos, o Dia dos Namorados teve origem no século III, quando o então bispo Valentim foi proibido pelo imperador de Roma, Claudio II, de celebrar a união entre casais, pois o imperador pensava que isso atrapalhava os jovens em idade militar. Valentim não acatou as ordens e seguiu realizando os matrimônios de forma escondida, porém, foi descoberto e preso, vindo a ser decapitado em 14 de fevereiro de 270 d.C. O bispo foi santificado anos após pela Igreja Católica. Relatos também apontam que Valentim, enquanto esteve preso, apaixonou-se por uma moça e, com ela trocou cartas e juras de amor.
A DATA NO BRASIL
A data é comemorada no Brasil no dia 12 de junho, por ser véspera do dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro. Já em outros países, como Estados Unidos e Portugal, a comemoração acontece no dia 14 de fevereiro.
No país, a origem do Dia dos Namorados aconteceu em 1949, quando um publicitário lançou uma campanha comercial, colocando o dia 12, como a data para troca de presentes e lembranças entre os casais e apaixonados.
Para muitos, em um mundo onde alguns valores vêm sendo deixados de lado, entre eles o amor, esse dia torna-se importante e necessário, para que as pessoas enamoradas possam trocar mimos, juras de amor e lembranças, fato que faz do mês de junho, tradicionalmente fraco em vendas, seja aquecido pelos apaixonados. Mesmo assim, o comércio deve sofrer um decréscimo em relação a outros anos, pois as vendas relacionadas ao Dia dos Namorados devem ser 8,5% menores neste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Confirmada a expectativa, este será o pior resultado da série histórica, iniciada em 2004.
Já para aqueles que ainda não encontraram sua "cara metade", a busca continua, sendo que a tecnologia vem auxiliando muitos casais a se encontrarem pelas redes sociais, pois ferramentas como o Facebook e WhatsApp aproximam cada vez mais as pessoas de lugares longínquos.

Deixe seu comentário