COMUNIDADE DE FORQUILHINHA PROMOVE GRANDE FESTA EM HONRA A SANTA TEREZINHA E SÃO JOSÉ |
DIANA HAHN EXPLANA SOBRE O SINDICATO DOS TRABALHADORES RURAIS

A primeira mulher presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Torres, Arroio do Sal e Dom Pedro de Alcântara concedeu entrevista exclusiva ao jornal Informativo Regional.
Eleita como a primeira mulher presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Torres, Arroio do Sal e Dom Pedro de Alcântara, Diana Hahn Justo, de 36 anos de idade, falou sobre como estão sendo os primeiros meses à frente da entidade.
Diana que é filha de pais agricultores, contou que sempre trabalhou no campo, e desde cedo se envolveu com as causas sociais. Ela lembra que já era associada do sindicato desde nova, quando iniciou seu trabalho na agricultura, participou de grupo de jovens, foi catequista e participou inclusive de clubes de mães, quando ainda não era mãe, pelo fato de gostar de estar sempre em convívio com as pessoas, podendo ajudar de alguma maneira.
Ela iniciou no movimento sindical como assessora Regional Litoral, de Santo Antônio da Patrulha à Torres, sendo que depois, foi convidada a ser diretora da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), onde atuou na cota da juventude, focando no trabalho com os jovens, no intuito de fazê-los participar também da tomada de decisões. Antes de assumir como presidente, Diana já fazia parte da diretoria do sindicato, como vice-presidente, sendo que no dia 07 de maio deste ano, assumiu a presidência da entidade e entrou para a história como a primeira mulher a ser eleita presidente. Juntamente com ela, assumiram como vice-presidente, Luiz Matos Oliveira; secretária, Luciane Silva Fernandes; tesoureiro, José Carlos de Matos; 2º tesoureiro, Lincon de Aguiar Dimer; 2º secretário, Cássio Vargas Schardosim; suplentes de diretoria: Angela Maria Ataíde Dalpiaz, Daniel Joaquim Spindler e Cássio Justo Schardosim. Conselho Fiscal Efetivo: Maria Salete Fermiano Castelan, Vitória Machado Roldão e Amando Teófilo Monteiro; como suplentes do Conselho Fiscal ficaram Tiago Amando da Silva, Rosa Lima de Souza e Maria Scheffer de Souza.
O principal objetivo do sistema sindical rural é a defesa dos direitos, reivindicações e interesses do produtor rural, independentemente do ramo de atividade, numa propriedade de até 04 módulos fiscais.
Com a pandemia do Coronavírus, o STR de Torres, Arroio do Sal e Dom Pedro de Alcântara buscou melhorar o seu sistema de comunicação com o associado, sendo que foi criada uma página no Facebook e também um grupo de WhatsApp, para facilitar o contato entre o associado e o sindicato. Ainda foram realizadas lives e nas sextas-feiras, é realizado o programa informativo do sindicato na Rádio Maristela e também em live na página do sindicato no Facebook. Diana lembra também do programa Protetor na Pele, uma política pública no qual os associados recebem a cada quatro meses um protetor solar, de forma gratuita.
"Queremos motivar o jovem para seguir na agricultura, dando muitas vezes continuidade a um trabalho que vem de geração em geração, ressaltando também a importância do aposentado e das mulheres no meio rural, chegando ainda nas escolas, para mostrar para o jovem desde cedo a relevância do setor". Relatou a presidente Diana.
Atualmente o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Torres, Arroio do Sal e Dom Pedro de Alcântara, que possui aproximadamente 1.200 associados, conta com convênios com laboratórios, consultórios odontológicos e clínicas, faz a declaração do ITR e encaminhamentos de aposentadoria. Em alguns casos, o desconto chega a 60%. O sindicato ainda conta com parcerias com o Senar, INSS, CEASA, Receita Federal e em feiras. A mensalidade para ser sócio do sindicato é de R$ 20,90.
Novo horário
O Sindicato conta agora com um novo horário de atendimento em sua sede, sendo de segunda a sexta-feira, das 08:00h às 16:00h, sem fechar ao meio dia, e está localizado na rua Manoel Fortunato de Souza, nº 135, no Centro de Torres. Os telefones para contato são (51) 3664-1387 e (51) 98682-3719.

Deixe seu comentário