DIRETORES DAS ESCOLAS PARTICIPAM DE FORMAÇÃO CONTINUADA NA ADR ARARANGUÁ

Projetos das escolas de Praia Grande (SC) e Passo de Torres (SC) foram alguns dos temas debatidos no encontro de formação.
A tutoria do Plano de Gestão Escolar da Gerência Regional de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Araranguá, promoveu na tarde de terça-feira, 20, mais um encontro de formação continuada com o tema "Gestão democrática e o papel do gestor" com foco no Projeto Político Pedagógico.
O encontro de estudo contou com a presença dos 43 diretores das escolas da rede estadual de ensino para discussão do módulo III. "Considerando que a meta principal da gestão escolar está vinculada à aprendizagem do aluno, o gestor tem a incumbência de conciliar as demandas burocráticas e políticas com as pedagógicas, garantindo um processo de ensino na perspectiva de uma escola cidadã", destacou a tutora de gestão escolar da Gered Araranguá, Ana Dirce De Vila.
A tutora ressalta ainda que, considerando que o diretor da escola é primeiramente o coordenador do Projeto Político Pedagógico (PPP), faz-se necessário que a gestão da escola esteja em consonância com o referido documento e com o Plano de Gestão Escolar (PGE), onde é pertinente seu comprometimento com a função social da escola, situando o foco no pedagógico. "Para que se concretize, é necessário construir a gestão escolar coletivamente, comprometendo e envolvendo todos os membros da escola, em momentos diferenciados no pensar e no executar as propostas que envolvem a dinâmica da vida escolar", concluiu.
No encontro, que aconteceu no auditório da ADR, foram socializados quatro relatos com experiências na gestão de 2016, com foco na dimensão pedagógica: EEF Mota Pires (Araranguá) - Inclusão nos espaços escolares; EEB Bulcão Viana (Praia Grande) - Literatura na escola; EEB Governador Ildo Meneghetti (Passo de Torres) - Gestão escolar democrática, um desafio; EEB Meleiro (Meleiro/SC)- Gestão democrática na perspectiva de uma escola de qualidade.

Deixe seu comentário