FINAL DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE PASSO DE TORRES ACONTECE NESTE DOMINGO (27) |
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS

Secretaria Municipal de Educação faz um breve relato de trabalhos realizados em 2017.
Contando sempre com o apoio e dedicação das diretoras e professores das Escolas Municipais, a Secretaria Municipal de Educação de Mampituba vem desenvolvendo um importante trabalho na área de educação ambiental. Foi realizada a gincana ambiental onde foi recolhido pelos alunos um total de 736,417 kg de material reciclável entre papel, plásticos e outros eletrodomésticos, eletroeletrônicos, pilhas e lâmpadas. Os quais foram encaminhados pela empresa RB Correia, ao seu destino correto.
Também fez parte da gincana ambiental as oficinas de composteira, onde foi ensinado aos alunos uma forma de aproveitamento do lixo orgânico para ser usado como adubo nas hortas. As duas escolas municipais contam também com hortas, onde é produzido parte das verduras consumidas na alimentação escolar.
O trabalho da horta é desenvolvido pelo senhor José Leffa Hendler, que possui uma grande experiência em agricultura ecológica e, por isso, auxilia os alunos em trabalhos práticos pedagógicos. No ano de 2017 foi concluído também o viveiro de mudas onde serão desenvolvidos trabalhos pedagógicos e produzidas mudas das espécies nativas frutíferas, ornamentais e hortaliças. Ainda em 2017 a Secretaria de Educação aderiu ao programa Agrinho, oferecido pelo SENAR em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mampituba. A partir da adesão, a escola Demétrio desenvolveu o projeto Alimentação Saudável. Projeto esse desenvolvido pela professora Graziela da Rosa Laguna Spido com a turma do pré-escolar (5 anos).
O encerramento do projeto aconteceu com uma peça teatral a Branca de Neve e os Sete Anões em uma versão diferente, destacando a importância da alimentação saudável e também a valorização da banana que foi o foco do projeto por ser uma das principais fontes de renda do município. "O projeto foi excelente ficando em segundo lugar na região do litoral Norte, onde a escola foi premiada com um aparelho de som e a professora Graziela com uma TV de 32". Parabéns à Escola Demétrio, à professora Graziela e à toda a turminha do pré de cinco anos pelo belíssimo projeto. Que em 2018 possamos dar continuidade a essas e muitas outras ações, algumas já planejadas e outras em fase de planejamento", relatou a secretária Municipal de Educação e Cultura, Ana Maria Borges Martins.



Deixe seu comentário