logo RCN
ASCOM | SES

EM CRICIÚMA, CRIANÇA RECEBE ALTA DO HOSPITAL MATERNO-INFANTIL SANTA CATARINA 400 DIAS APÓS NASCER

  • Divulgação/Hmisc -

Nesta quarta-feira, 28, exatamente 400 dias após o nascimento, Ana Lara recebeu alta do Hospital Materno-Infantil Santa Catarina (Hmisc), em Criciúma, e finalmente pôde ir para casa. A bebê nasceu em 24 de dezembro de 2024, véspera de Natal, às 20h40.

Nascida com 35 semanas e um dia de gestação, pesando 3,1 quilos, a menina foi diagnosticada com síndrome do intestino curto. Sem poder permanecer sequer uma hora nos braços da mãe, foi encaminhada para a UTI Neonatal da unidade.

No dia 28 de dezembro, a pequena paciente passou pela primeira cirurgia; em 5 de fevereiro, pela segunda; e em 13 de março, pela terceira. Assim, o tratamento seguiu dia após dia, sob os olhares atentos e dedicados da equipe do Hmisc. Ao longo de toda a jornada, a mãe, Ana Luiza da Silva Mendes, esteve incansavelmente presente na rotina de cuidados da filha.

Lara passou pela UTI neonatal e UTI pediátrica, assim como pela pediatria, clínica e o centro cirúrgico. Dependia de alimentação especial (nutrição parenteral total), mas cresceu e se fortaleceu dentro do hospital. “Cada etapa vencida foi fortalecendo o vínculo entre paciente, família e equipe, reafirmando a importância da tecnologia, do cuidado humanizado e do trabalho multiprofissional”, destacou a psicóloga Amanda dos Santos de Souza, que acompanhou a paciente e a família.

O aniversário de um ano, em dezembro passado, foi comemorado no hospital junto com a irmã Júlia, o irmão Samuel e os profissionais da entidade. A celebração teve bolo, docinhos e muitos balões cor-de-rosa. O maior presente: uma evolução impressionante diante de tantos desafios. 

A gargalhada aberta já revelava a saúde da menina. “Meu milagre”, como define a mãe, de 22 anos e moradora do Bairro Monte Castelo, em Criciúma. “Agora você está na sua melhor fase”, comemora a mãe, vendo Lara brincando e sorrindo.

Nesta semana, finalmente chegou o grande dia da alta da Lara. Foi um momento de muita celebração, emoção e felicidade para todos, depois de mais de 13 meses consecutivos de vitórias. “Que alegria te ver indo para casa. Que vocês sejam felizes, mamãe Ana Luiza, e que a Ana Lara tenha muita saúde para explorar o novo mundo que começa hoje”, desejou a pediatra e neonatologista Paola Fialho Perondi, que acompanhou o tratamento desde os primeiros dias.

O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina é uma unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), administrada pelo Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas).

SÃO JOÃO DO SUL ABRE CHAMADA PÚBLICA PARA COMPRA DE ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR Anterior

SÃO JOÃO DO SUL ABRE CHAMADA PÚBLICA PARA COMPRA DE ALIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR

VOLTA ÀS AULAS NA REDE MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DO SUL DE EDUCAÇÃO ACONTECE NO DIA 09 DE FEVEREIRO Próximo

VOLTA ÀS AULAS NA REDE MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DO SUL DE EDUCAÇÃO ACONTECE NO DIA 09 DE FEVEREIRO

Deixe seu comentário