FINAL DO CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL DE PASSO DE TORRES ACONTECE NESTE DOMINGO (27) |
EPAGRI DE SÃO JOÃO DO SUL REALIZA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO EXERCÍCIO 2017

A equipe composta pelos engenheiros-agrônomos Diego Adílio da Silva e João Armando Neves dos Santos, a extensionista social Doris de Oliveira e o técnico administrativo José Carlos Schinaider enalteceram as parcerias conquistadas e fortalecidas pela Epagri.
Na terça-feira, 12 de dezembro, nas dependências da Câmara de Vereadores de São João do Sul, o Escritório Municipal da Epagri realizou a prestação de contas referente às atividades desenvolvidas no município no ano de 2017.
Através das Políticas Públicas do Estado de Santa Catarina, executadas pelo escritório, houve o aporte financeiro de R$124.002,09. Através de recursos federais, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, houve o investimento de R$6.320,00 numa propriedade que realiza atividades com bovinocultura de corte. Foram 681 famílias e 31 entidades atendidas, totalizando 2.846 assistências, por meio de atendimentos, visitas, dias de campo, oficinas, encontros, palestras, reuniões e excursões.
O município de São João do Sul possui diversas atividades no meio rural, com grande dinamismo. Diante disto, a Epagri atua em várias frentes de trabalho, como nas agroindústrias, com apoio a legalização, oficinas de panificados, valorização da produção da agricultura familiar e acesso ao mercado.
Na pecuária, com aspectos relativos a pastagens, tecnologias, acompanhamento contábil e gerencial, nutrição animal, homeopatia, assessoramento à grupos temáticos, entre outros.
Na horticultura, trabalhando a questão de manejo como um todo, produção de mudas, experimentos à campo, acompanhamento do Grupo de Produtores Orgânicos Passo do Sertão, auxiliando no processo de certificação orgânica das propriedades.
Na área de grãos, realização de Proagro; dias de campo sobre a cultura do arroz irrigado, abordando questões de manejo de solo, armazenagem, adubação, etc.
Também no Programa Jovens Rurais, sendo que em 2017, 10 jovens do município realizaram o Curso em Gestão, Liderança, Gestão e Empreendedorismo. Foram 05 jovens ligados a pecuária e 05 jovens na área de frutas e hortaliças. Em São João do Sul, foram atendidos 91 jovens com 303 assistências.
As mulheres também tiveram sua vez, sendo que com a chegada da extensionista social Doris de Oliveira, a Epagri obteve grandes alcances com este grupo. Foram 350 mulheres atendidas, com 1.227 assistências. Dentre as ações destacam-se palestras, oficinas e reuniões com os Clubes de Mães e a Associação de Ervas Medicinais.
Na questão do saneamento no meio rural, aproximadamente 40 famílias foram atendidas, através de ações que concentraram na questão da qualidade da água e na implantação de uma fossa modelo laranjal, com círculo de bananeiras numa das famílias contempladas pelo Plano Brasil Sem Miséria.
Na apicultura foram realizadas oficinas para técnicos e agricultores na região. Também foi liberado um kit apicultura para um criador do município.
Também foi realizado o Encontro de Agricultores Inventores, a nível regional que reuniu aproximadamente 220 pessoas. Além da exposição dos inventos pelos agricultores, o evento contou com a palestra do meteorologista Márcio Sônego.
A prestação de contas contou com a presença de várias entidades, como a Ceprag, Prefeitura Municipal, Associação de Ervas Medicinais, Coopersertão, Grupo de Produtores Orgânicos Passo do Sertão e Secretaria de Agricultura e Pesca.
Em nome dessas entidades, o Escritório Municipal da Epagri de São João do Sul agradece a todos os parceiros e deseja um ótimo natal e um ano novo repleto de realizações, saúde e paz!

Deixe seu comentário