EPAGRI PROMOVE PALESTRA SOBRE PERSPECTIVAS PARA O CLIMA

Dados meteorológicos indicam que a região terá um inverno mais rigoroso com possibilidades de geadas e o prolongamento do frio poderá adentrar na primavera. No entanto, nos meses de outubro e novembro a tendência é para o clima ser mais seco este ano.
Nas dependências da Sociedade Esportiva e Recreativa de São João do Sul, no dia 31 de maio, o meteorologista Márcio Sônego da Estação Experimental da Epagri de Urussanga, palestrou aos produtores rurais sobre as perspectivas para o clima em 2016. O palestrante iniciou sua apresentação relatando os métodos para realização da previsão do tempo e clima. Comentou sobre as peculiaridades da região onde se encontra o município de São João do Sul, onde o mesmo possui influências do mar e da serra em seu clima.
Para o ano de 2016, estaremos sobre a influência do La Niña. Este fenômeno climático estará atuando de maio de 2016 a maio de 2017. Segundo dados meteorológicos históricos, a região terá um inverno mais rigoroso, com possibilidade de geadas. De acordo com os mesmos dados, haverá um prolongamento do frio, podendo adentrar a primavera. Os meses de outubro e novembro tendem a ser mais secos, diferentemente do ano de 2015, onde se teve um grande volume de chuvas e muitos dias de tempo nublado. Entretanto, o meteorologista adverte para que o produtor continue acompanhando os noticiários, buscando sempre se atualizar sobre a previsão do tempo para auxílio na tomada de decisão.
O engenheiro-agrônomo da Epagri, João Armando Neves dos Santos chamou atenção para a importância da observação do tempo pelo agricultor, onde o mesmo, através de anos de experiência acumuladas na lida no campo, consegue prever se haverá a ocorrência de geadas, os famosos minuanos na região, entre outros.
Participaram do encontro, além do palestrante Márcio Sônego pesquisador da Estação Experimental de Urussanga, os engenheiros agrônomos da Epagri São João do Sul João Armando Neves dos Santos e Diego Adílio da Silva, servidor Público Municipal José Carlos Schinaider, gerente do Banco do Brasil de São João do Sul Rogério Bresane, responsável pela pasta de Crédito Agrícola do BB Carol Gonzaga, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São João do Sul e Passo de Torres Manoel Margenat Antônio, vice-presidente da Coopersertão José Osmar Bauer, agricultores e agropecuaristas de São João do Sul e região.



Deixe seu comentário