ESTUDANTE DO IFC - CAMPUS SOMBRIO TEM PESQUISA APROVADA PARA APRESENTAÇÃO NO MAIOR EVENTO DE SOFTWARE LIVRE DA AMÉRICA LATINA
Wendel Diego Taveri, estudante do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores do Instituto Federal Catarinense - IFC, Campus Sombrio, teve seu artigo “Redes Neutras como modelo eficiente para expansão dos provedores de internet” aprovado para publicação e apresentação no Latin.Science 2025. O evento integra a trilha acadêmica do 22º Congresso Latino-Americano de Software Livre e Tecnologias Abertas - Latinoware 2025.
O congresso que irá ocorrer nesta semana, entre os dias 22 a 24 de outubro de 2025, em Foz do Iguaçu - PR, é realizado pelo Itaipu Parquetec e pela Itaipu Binacional e consiste no maior evento da área de Tecnologias Livres da América Latina. Já a trilha científica Latin.Science chega à sua 7ª edição e consiste em um espaço para apresentação de pesquisas inovadoras voltadas para o fortalecimento e a promoção da ciência aberta, com foco na área de software livre e tecnologias abertas.
Sobre a pesquisa
Orientado pelos professores do IFC - Campus Sombrio, Ana Paula Bourscheid e Matheus Lorenzato Braga, a pesquisa analisou o cenário dos provedores de internet brasileiros e os desafios para a expansão de suas redes, destacando o uso de redes neutras de fibra óptica como solução. Os resultados do trabalho demonstraram que esse modelo pode ser uma alternativa eficiente para os problemas do setor. Além disso, o estudo indica possibilidades para adoção de parcerias público-privadas, modelo já adotado em países como Suécia e Austrália.
Deixe seu comentário