EXCESSO DE ALUNOS EM SALA DE AULA É DEBATIDO NA CÂMARA

Vereadores de Passo de Torres reclamam do excesso de alunos nas escolas da Rede Municipal de Ensino.
Com a presença do vereador Altemir Catel Cardoso (presidente do legislativo) e dos vereadores André Cardoso, Ademilson Batista da Silva, Jaci Anacleto Eziquiel, Salvio Bitencourt da Silva e Amilton Lopes Roldão, a Câmara de Vereadores de Passo de Torres realizou na última terça-feira, dia 16, mais uma sessão ordinária. Após aprovação da ata da sessão anterior, apresentação das correspondências recebidas no pequeno expediente, foram apreciadas as indicações 43, 44, 45, 46 e 47 de autoria dos vereadores que solicitam melhorias para o município; em seguida foi aprovado por unanimidade o PLC 003/2017 que dispõe sobre a criação de cargos na administração pública municipal e dá outras providências. Também foi apresentado na casa, a indicação do vereador Altemir solicitando urgência na apreciação do PL 018/2017 e outra indicação que busca do executivo municipal a construção de rampas de acessibilidade em calçadas próximo aos colégios de Passo de Torres. Ainda foram apresentados o PL 017 e 018/2017 que autoriza o Poder Executivo Municipal a abrir crédito no orçamento vigente e dá outras providências e PLC 004/2017 que dispõe sobre a criação do Departamento Municipal de Trânsito - DMT.
Não havendo mais matéria para apreciação, o presidente do legislativo deixou livre o uso da palavra para os vereadores que aproveitaram a oportunidade para reclamar do excesso de alunos encontrado nas salas de aula da Rede Municipal de Ensino e falar de outros assuntos de interesses da comunidade.
O vereador Jaci ressaltou a visita dos vereadores a Escola Isolada de Rosa do Mar, onde foram encontrados mais de 40 alunos por sala de aula. "É lamentável pois desta forma não tem como o professor ensinar e, tão pouco, do aluno aprender", disse o vereador, na oportunidade que também se mostrou preocupado com o possível fechamento da Secretaria Municipal de Pesca.
O vereador Salvio destacou a viagem dos colegas vereadores André Porto, professor Fabiano e Moacir Mello à Brasília para participarem da 20ª Marcha em Defesa dos Municípios junto com o prefeito Jonas. Ainda elogiou o trabalho que vem sendo realizado pela Secretaria Municipal de Obras e Viação de Passo de Torres.
O vereador Ademilson Batista falou dos recursos que estão sendo conquistados pelos vereadores e prefeitos em Brasília e lembrou ainda, da luta para colocar a draga em funcionamento.
O vereador André mostrou-se preocupado com a falta de estrutura das escolas municipais para receber os alunos da rede pública de ensino. Também pediu vistoria na ponte de concreto na divisa do RS e SC e fez críticas sobre os trabalhos de construção de bocas de lobos e limpeza das ruas nas vias públicas.
O vereador Amilton se manifestou sobre a criação do cargo de fiscalização ambiental do município, salientando que o mesmo necessita ser ocupado por pessoa comprometida com a comunidade para não causar embaraços como o que aconteceu anteriormente. Também destacou a necessidade da construção de vias com acessibilidade para cadeirantes do município e reclamou do excesso de alunos na escola visitada pelos vereadores em Rosa do Mar.
Por fim, o vereador Altemir Catel (presidente), cumprimentou os vereadores Jaci e Ademilson por suas funções árduas de pescadores e citou as dificuldades da classe. Lamentou ainda a perda esta semana de sua sobrinha em Caxias do Sul, vítima de câncer e para encerrar, lembrou da visita ao secretário de Obras e Viação, Áureo Henrique, buscando solução para os problemas de falta de infraestrutura urbana no Balneário Rosa do Mar e excesso de lixo jogado a céu aberto no bairro Passargada e nos balneários.
Não havendo mais matéria para apreciação a sessão foi encerrada.

Deixe seu comentário