PRAIA GRANDE REALIZA FORMATURA DOS 9º ANOS COM 58 ALUNOS DA REDE MUNICIPAL |
FEIRANTES COMEMORAM O IV ANIVERSÁRIO DA FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR DO MUNICÍPIO
A feira que é um modelo de desenvolvimento sustentável, acontece todas às quintas-feiras das 07:00h às 12:00h em frente à Igreja Matriz de São João do Sul.
Com a presença de feirantes, autoridades locais e clientes, a Feira da Agricultura Familiar de São João do Sul que funciona todas quintas-feiras em frente à Igreja Matriz, comemorou na manhã de quinta-feira (04), o 4º aniversário com boas perspectivas.
Conhecida carinhosamente como "feirinha", ação que conta com o apoio da Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, comercializa frutas, verduras, polpa de maracujá, pães, bolachas, bolos e ainda, vende artigos de artesanato, toalhas, panos de prato, bordados e novidades da cultura municipal.
Quais são os benefícios da feirinha para agricultores e consumidores?
Para os agricultores, a feira representa uma fonte de renda significativa, permitindo a venda direta de seus produtos sem intermediários. Isso promove a valorização do pequeno produtor e a geração de emprego e renda.
Já os consumidores desfrutam de:
1. Produtos frescos: Alimentos mais rápidos e nutritivos.
2. Diversidade: Variedade de produtos sazonais (frutas, legumes, verduras, grãos e derivados).
3. Qualidade: Produtos livres de agrotóxicos, cultivados com práticas sustentáveis.
Qual o impacto local?
Ao comprar diretamente dos agricultores familiares, o consumidor contribui para:
1. Fortalecimento da economia local.
2. Desenvolvimento das comunidades rurais.
3. Geração de renda e empregos.
Ao optar por produtos da agricultura familiar de São João do Sul, a população apoia um futuro mais sustentável e justo para todos. Para o feirante Cristiano Cardoso, a feira é uma forma de vender bons produtos direto da lavoura ao consumidor. “Estamos buscando uma nova forma de vender nossos produtos diretamente aos consumidores. São produtos livres de agrotóxicos, cultivados com práticas sustentáveis com ótima procedência. Por enquanto estamos mantendo nosso trabalho, mas precisamos melhorar e ampliar nossas vendas. Solicitamos a população que nos valorize, pois todos só tem a ganhar com essa iniciativa”, destacou o produtor, lembrando que a feira poderia ser mais valorizada e divulgada. "Temos algumas sugestões que poderiam ampliar nossas vendas, uma delas seria envolver na praça as secretarias Municipais em ações de saúde, educação, assistência social, entre outras para chamar atenção das pessoas". Disse.
Para a secretária de Agricultura Maria de Fátima, a iniciativa fortalece a agricultura familiar do Município. “São produtos fresquinhos vendidos direto da nossa agricultura. Nós da Administração Municipal estamos contribuindo com nossos feirantes, levando a participarem de feiras e eventos fora do Município, ajudamos no cultivo da produção e contribuimos no que eles precisam”, destacou a secretária.
Deixe seu comentário