logo RCN

FÓRUM DE INTEGRALIDADE NO CUIDADO É REALIZADO EM TORRES

O Fórum tem como objetivo possibilitar um espaço de diálogo com a comunidade torrense sobre os processos de rualização e as políticas sobre drogas, na perspectiva da redução de danos.

Na sexta-feira, 10 de junho, foi realizado no Centro Municipal de Cultura, em Torres (RS), o Fórum de Integralidade no Cuidado: Processos de Rualização, Álcool e outras Drogas. A realização foi da Prefeitura de Torres por meio do CREAS, CAPS, Secretarias da Saúde e Assistência Social e Direitos Humanos.
Estiveram presentes na abertura do evento, a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Gisliane Paixão do Nascimento, o secretário da Saúde, Gerônimo Paludo, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Catia Pedroso e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Juciane Martins Pereira.
A secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Gisliane, conta que o Fórum foi realizado por uma equipe que está de parabéns. "Agradeço a equipe pelo esforço, por realizar este fórum, eu não fiz isso sozinha, somos uma equipe, quem fez tudo isso fomos nós, todos juntos. Estou muito feliz, é um momento muito importante. Realmente a nossa equipe está de parabéns" relata.
Conforme o secretário da Saúde, Gerônimo Paludo, esse fórum é destinado aos moradores de rua e diz que eles precisam de alguém que pense neles. "Fizemos esse fórum aos moradores de rua, pois eles não estão lá porque querem, eles precisam de nós e por isso olhamos para eles com olhos diferentes", finaliza.
Compareceram também durante o fórum 15 sujeitos usuários em situação de rua. Conforme a pesquisa nacional realizada em 2010, o motivo pelos quais os levaram a esta situação é que 49,9% foram problemas familiares, 12,8% álcool ou outras drogas e 12,1% desemprego.
Durante o dia inteiro, ocorreram palestras sobre o assunto e debates a fim de ofertar a visibilidade aos direitos dos cidadãos e construir em conjunto com toda sociedade possibilidades de enfrentamento. Na parte da manhã, a palestra foi sobre: Os Processos de Rualização: Limites e Estratégias de Enfrentamento, com os palestrantes Priscila Klein da Silva e Rodrigo dos Santos Nunes, no qual mobilizou os sujeitos usuários em situação de rua a relatarem suas histórias; e a tarde a palestra: Desafios e Estratégias do Cuidado e Atenção em Álcool e outras Drogas, com a palestrante, Aline Godói Vieira, que realizou trabalhos em grupo.
O fórum teve como principal objetivo possibilitar um espaço de diálogo com a comunidade torrense sobre os processos de rualização e as políticas sobre drogas, na perspectiva da redução de danos. A partir da leitura da realidade, potencializando a participação dos sujeitos usuários, em especial os que vivenciam a situação de rua, a fim de apontar possibilidades, limites e alternativas de enfrentamento.

 

RANKING DE TRANSPARÊNCIA APONTA TORRES COMO MELHOR MUNICÍPIO DO LITORAL NORTE Anterior

RANKING DE TRANSPARÊNCIA APONTA TORRES COMO MELHOR MUNICÍPIO DO LITORAL NORTE

ATIVIDADES PARA VALORIZAR A CULTURA LOCAL Próximo

ATIVIDADES PARA VALORIZAR A CULTURA LOCAL

Deixe seu comentário