logo RCN

FUNCIONÁRIOS DOS CORREIOS ENTRAM EM GREVE EM SANTA CATARINA

  • - Funcionários dos Correios em SC aprovaram greve em assembleia na terça-feira (Foto: Sintect-SC) Os trabalhadores dos

Segundo sindicato, paralisação por tempo indeterminado é para tentar evitar corte de direitos.

Os trabalhadores dos Correios de Santa Catarina entraram em greve por tempo indetermiado. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores na Empresa de Correios, Telégrafos e Similares de Santa Catarina (Sintect-SC), a paralisação é contra o corte de direitos. Ao menos 20 estados e o Distrito Federal iniciaram a greve às 22h de terça-feira (19).

"A empresa quer cortar o vale-alimentação, o auxílio-creche e cobrar mensalidade do plano de saúde, que hoje pagamos compartilhamento. Esse valor sairia uns R$ 100. O piso é R$ 1,6 mil. Uma família de quatro pessoas, por exemplo, não tem como pagar esse plano. Queremos manter o que tem e pedimos reajuste de 8%", explica Giovani Zoboli, secretário-geral do Sintect-SC.

Segundo Zoboli, cerca de mil funcionários estão paralisados em todo estado. "Cerca de 70% da parte de triagem de cartas e encomendas aderiram à greve. Os administrativos não".

Até a publicação desta notícia, a assessoria dos Correios disse que aguardava informações da empresa em Brasília e que no período da tarde repassaria um levantamento sobre a greve.

Defasagem

Conforme o sindicato, outra reivindicação é que haja concurso público.

"Atualmente são 3, 9 mil funcionários em todo estado, sendo uns 400 afastados. Em 2007 eram 5 mil. Onde antes tinha quatro carteiros, agora tem um. Por isso as cartinhas e encomendas não chegam", alega o secretário do sindicato. Segundo ele, o ideal é que houvesse pelo menos o número de funcionários de 10 anos atrás.

Há quatro meses os funcionários encerraram outra greve.

TRÊS PMs DISPARARAM CONTRA HOMEM EM SURTO DE DROGAS EM JOINVILLE, AFIRMA POLÍCIA Anterior

TRÊS PMs DISPARARAM CONTRA HOMEM EM SURTO DE DROGAS EM JOINVILLE, AFIRMA POLÍCIA

PM FINGIU SER NAMORADA PARA MARCAR ENCONTRO E MATAR ATLETA Próximo

PM FINGIU SER NAMORADA PARA MARCAR ENCONTRO E MATAR ATLETA

Deixe seu comentário