logo RCN
Secom/SC

GOVERNO DE SC FORTALECE O ENSINO TÉCNICO PARA GERAR EMPREGO, INOVAÇÃO E CRESCIMENTO COM CATEC+

  • Marco Favero/Arquivo/Secom GOVSC -

O CaTec+, programa do Governo de Santa Catarina que faz parte do movimento Educação Levada a Sério, busca a melhoria do planejamento da oferta de cursos técnicos alinhada às demandas do setor produtivo, a ampliação da oferta de vagas em parceria e o fortalecimento da oferta na rede estadual, ampliando portfólio de cursos integrados ao ensino médio. O objetivo é intensificar o desenvolvimento do ensino técnico para estimular a geração de emprego, a inovação e o crescimento do estado.

“O ensino técnico possibilita uma experiência diferente e enriquecedora para os nossos alunos. Eles podem sair da escola com mais um diploma, o que aumenta as chances de eles conseguirem um emprego mais rapidamente. O CaTec+ marca uma grande transformação no ensino técnico e tenho certeza que será um diferencial em Santa Catarina. E depois do ensino médio e técnico, o estudante pode cursar a graduação que sempre sonhou com o programa Universidade Gratuita”, ressalta o governador Jorginho Mello.

Ampliar o acesso à educação profissional e tecnológica de qualidade é um dos grandes pilares desta gestão. Somente entre 2023 e 2024, houve aumento das matrículas em 150%, saltando de 12 mil para 30 mil. Com o CaTec +, haverá o lançamento de 35 mil novas vagas por meio de parcerias com empresas privadas e 15 mil através da rede estadual de ensino. A oferta de cursos ocorrerá em todas as regiões do estado, com cursos vocacionados de acordo com os arranjos produtivos locais.

“Nós construímos nesses últimos três meses um amplo mapeamento das necessidades e das demandas dos arranjos produtivos regionais. Estamos ofertando essas vagas em cursos regionalizados, vocacionados por região, a fim de que essa força de trabalho atenda a necessidade dos arranjos produtivos e melhore a empregabilidade desse egresso”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.

Cabe ressaltar ainda que Secretaria de Estado da Educação (SED) encerrou em agosto a elaboração da Política de Educação Profissional e Tecnológica para o Território Catarinense. A política organizará a oferta de ensino técnico com o objetivo de promover a formação técnica da juventude catarinense alinhada com as demandas do setor produtivo catarinense e desenvolver economicamente todas as regiões do estado.

Educação Levada a Sério

O Governo de Santa Catarina, por meio da SED, lançou o programa Educação Levada a Sério, o maior pacote de investimentos do Governo do Estado na história da educação catarinense. O valor total investido é de R$ 4,1 bilhões para atender os quatro eixos que compõem a iniciativa: Escola Boa, Qualifica SC, Transforma SC e CaTec+.

As frentes reúnem medidas estratégicas para fortalecer a educação em Santa Catarina. Entre as ações estão a qualificação da aprendizagem dos estudantes, a valorização e a formação continuada de professores, a melhoria da infraestrutura escolar e a ampliação do ensino técnico e profissional alinhado aos arranjos produtivos de cada região. Também fazem parte a contrapartida dos estudantes beneficiados pelos programas de acesso e permanência no ensino superior, Universidade Gratuita e o Fumdesc, iniciativas que devem gerar impactos significativos no desenvolvimento socioeconômico do Estado.

GOVERNO DE SC FORTALECE O ENSINO TÉCNICO PARA GERAR EMPREGO, INOVAÇÃO E CRESCIMENTO COM CATEC+ Anterior

GOVERNO DE SC FORTALECE O ENSINO TÉCNICO PARA GERAR EMPREGO, INOVAÇÃO E CRESCIMENTO COM CATEC+

MAIS DE 20 MIL PESSOAS PARTICIPAM DA IV SEMANA FARROUPILHA DE PASSO DE TORRES Próximo

MAIS DE 20 MIL PESSOAS PARTICIPAM DA IV SEMANA FARROUPILHA DE PASSO DE TORRES

Deixe seu comentário